Falar Verdade

Voz às Freguesias

autor

Luís Pedroso

contactarnum. de artigos 3

Temos assistido a um desencanto em relação à política, não só dos bracarenses, como dos portugueses em geral. Este facto verifica-se, sobretudo, entre os jovens, onde assistimos mesmo a um divórcio completo. Jovens que vêem ‘tolhidas’ as suas expectativas de vida, sobretudo no que diz respeito ao emprego. É a esta faixa etária que os políticos devem dirigir um olhar especial.

Mas, não só. Não podemos esquecer também aquele segmento de população entre os 40 e os 55 anos de idade que caíram no desemprego e não possuem competências adequadas ao actual contexto. Há um conjunto de políticas que têm de ser alteradas, a começar pelas Escolas Profissionais, subsidiadas pelo Estado, que ministram cursos sem utilidade prática no actual contexto da nossa economia. O tecido empresarial precisa de mão-de-obra especializada em determinados sectores que não temos. Braga não é excepção.

As Escolas Profissionais podem desempenhar um papel fundamental não só na formação dos jovens, mas também na requalificação, na valorização de competências dos trabalhadores que caíram no desemprego. A economia necessita deles e eles da economia! Aponto um exemplo: temos uma carpintaria no Colégio de S. Caetano que está fechada. Será que não há nenhuma Escola Profissional que faça um contrato com esta instituição e utilize aqueles instalações já devidamente preparadas? Deverá, haver também muitas empresas dispostas a apostar na formação, tendo oportunidade de também ai captar quadros válidos.
Devemos falar menos e agir mais. E falar a verdade.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Freguesias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia