Uma aula diferente!

Voz às Escolas

autor

Luís Monteiro

contactarnum. de artigos 59

Na crónica de hoje quero dar a conhecer “aulas diferentes”. Aquelas que são planeadas e que se tornam grandes momentos para os alunos porque são realizadas noutros contextos fora da sala de aula! Os dois exemplos aqui descritos revelam que hoje os professores usam metodologias de ensino que permitem aos alunos gostarem do que aprendem.
Temos que ter um sistema educacional que mostre que o ensino não é apenas uma transmissão de informações, como diria Cláudio Naranjo, não podemos ter “um sistema que quer um rebanho para robotizar”. Precisamos de ser criativos e deixar que os alunos participem mais na construção da aula.

Uma aula diferente
Viver Feliz na adolescência
No passado dia 23 de janeiro, realizou-se uma palestra na Escola Secundária de Vila Verde (ESVV), promovida pela Drª Susana Gomes do Serviço de Psicologia e Orientação, da ESVV, com tema “Médias do Ensino Secundário” e “A adolescência”.
“Começamos por aprender a calcular as médias do Ensino Secundário, a fim de entrar no ensino universitário, o que, na nossa opinião, poderá ser muito útil.
Em seguida definimos o conceito de adolescência, exprimindo a nossa opinião sobre a mesma. Depois, a sra psicóloga da escola, teve a oportunidade de falar sobre alguns problemas que são recorrentes nos jovens. Consideramos tal assunto de grande importância, pois fomos alertados para eventuais situações que, amigos nossos poderão estar a passar, como o (cyber)Bullying, automutilação, etc. Visualizamos um pequeno documentário, de um testemunho de NickyVu- jicic, um jovem que nasceu com limitações, sem os membros inferiores e superiores, sensibilizando assim, que não devemos queixar-nos com simples coisas, pois, várias pessoas encontram-se em piores situações. Por fim, foi possível cada um escolher uma imagem entre muitas, que nos retratasse em algum momento.
Concluindo, este tipo de palestras deveria acontecer, com maior frequência, em todas as escolas do país, visto que contribui para uma boa formação de jovens adultos.”
Cátia Pereira, Jéssica Pinheiro, Márcia Sousa e Vanessa Lourenço, do 10.º G

Na Igreja da Carvalhosa
No dia 10 de fevereiro… “foi possível cumprir na totalidade os objetivos da Oficina de Leitura Encenada de excertos do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira.
Naturalmente, a azáfama que precedeu esta apresentação pública possibilitou acertar alguns pormenores de adaptação ao espaço, bem como melhorar a dicção e a projeção de voz, harmonizando o mega coro, de cerca de 60 vozes, constituído pelas turmas G, H e L, do 11º ano, do Ensino Profissional.

Após algum tempo de trabalho árduo, em contexto de sala de aula, na disciplina de Português, chegara a 'hora da verdade'. Os convidados já estavam a aproximar-se e todos tinham que se concentrar e não deitar tudo a perder. Sempre com o foco na palavra bem dita, com clareza, correção, respeito pelo texto e pelo seu autor. Também se impunha ter sempre bem presente o trabalho de equipa, em que só fazem sentido todas as peças da engrenagem a funcionarem em pleno.

À hora marcada, 12h, começaram a ouvir-se as primeiras vozes, anunciando o conceito predicável 'vos estis sal terrae /vós sois o sal da terra'. Estava lançado o mote do Sermão. A partir desse momento, as vozes foram fluindo, em crescendo, ora a solo, ora em uníssono, dando vida ao belíssimo texto e enchendo de cor e plenitude o espaço envolvente. Era como se tivéssemos sido transportados para um outro tempo e um outro espaço, conduzidos pela eufonia das vozes e pela riqueza da mensagem.

A satisfação foi geral. Os alunos participantes estavam muito satisfeitos, autoconfiantes e até surpreendidos com o ótimo resultado do trabalho desenvolvido. Quem assistiu à apresentação aplaudiu com entusiasmo.
Todos os alunos participantes, das turmas G, H e L do 11º ano, estão de parabéns. Vamos repetir, certamente, a experiência, em breve.”
Ana Cristina Oliveira, Professora
de Português e Coordenadora do VerdEmCena da ESVV.

Um agradecimento especial ao Sr. Padre Artur Gonçalves, por ter colaborado com a ESVV na disponibilização do espaço para a realização desta atividade.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia