Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

E se a Sarna aparecer?

A responsabilidade de todos

Banner publicidade

Voz à Saúde

2017-06-13 às 06h00

Joana Afonso Joana Afonso

A Escabiose, conhecida vulgarmente como Sarna humana, é uma doença de pele infeciosa e contagiosa. Tem na sua origem um parasita exclusivamente humano, o ácaro Sarcoptes scabiei, sendo que, desta forma, os animais não podem propagar a doença, uma vez que, o Homem é mesmo o único hospedeiro deste parasita. O contágio é fácil, de pessoa para pessoa, através do contacto físico ou partilha de roupas, incluindo da cama, sendo frequente afetar todo o agregado familiar. Importa salientar que ter sarna não é, necessariamente, um sinal de falta de higiene.

Os sintomas de Sarna surgem, habitualmente, 3 a 4 dias após o contágio, podendo prolongar-se até em algumas semanas, razão pela qual deve estar atento e procurar o seu Médico de Família em caso de:
1. Prurido, vulgo comichão, que agrava durante a noite;
2. Lesões semelhantes a picadas, avermelhadas, em zonas sugestivas do corpo, tipicamente abaixo do nível do pescoço: entre os dedos das mãos e pés, axilas, seios, nádegas, genitais e abdómen. Nas crianças pode atingir toda superfície do corpo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, face e couro cabeludo.

As próprias lesões de Sarna, a comichão associada e o ato de coçar aumentam o risco de infeções secundárias, simultaneamente, por bactérias.
A chave do tratamento assenta no facto de toda a família dever ser tratada, mesmo os elementos que se apresentem assintomáticos. Por esta razão, deve consultar o seu Médico de Família que saberá orientar a melhor forma de tratamento que, comummente, passa pela aplicação local de um agente parasiticida que elimine o ácaro responsável pela infeção.

A par do tratamento farmacológico toda a roupa de cama e vestuário dos indivíduos afetados, bem como dos que com eles estabeleceram contacto físico, deve ser lavada na máquina a altas temperaturas (90oC), pelo que a roupa que não puder ser lavada dessa forma deve ser colocada dentro de um saco plástico, preferencialmente preto, bem fechado, durante um período mínimo de 3 dias, dado que, nestas condições, os ácaros da Escabiose não sobrevivem além dos 2 primeiros dias.

Assim, estamos perante uma doença altamente infeciosa mas que, se detetada a tempo e orientada com a ajuda do seu Médico, facilmente será controlada.
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua saúde!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho