André Soares na construção de um mundo sustentável

Voz às Escolas

autor

Maria da Graça Moura

contactarnum. de artigos 79

Decorreu no Agrupamento de escolas André Soares mais um encontro (Transnational Meeting) no âmbito do Projeto Erasmus+. «Got Pollution? Be the Solution! Recycle» é desenvolvido por escolas de Portugal, Suécia, Itália, Macedónia, Polónia e Turquia.

Sensibilizar a comunidade para o impacto ambiental focado no desperdício de resíduos e alertar para a importância da reciclagem e da sustentabilidade do planeta constituem os principais objetivos do projeto, alicerçando o futuro. É urgente minimizar a pegada do ser humano, é premente “reciclar” a consciência cívica de todos os cidadãos, assumindo os alunos um papel fundamental nesta tarefa, enquanto agentes ativos do presente e do futuro. Dar um impulso para a implementação da Agenda XXI, instrumento estruturante para a construção de sociedades sustentáveis, baseada na proteção ambiental, justiça social e eficiência económica.

O processo de mobilidade, de professores e alunos, do projeto Erasmus+, contribui fortemente para o crescimento individual, social e académico dos alunos, promovendo a aquisição das competências transversais, essenciais para o aluno do séc. XXI. Constitui também uma forte aposta na flexibilização da escola de modo a promover uma sociedade crítica, mais exigente e em constante evolução. Pretende-se estimular a criatividade e participação cívica dos alunos perante os problemas locais e globais, pelo que estes encontros entre os representantes dos diferentes países são fundamentais para a partilha de experiências e balanço do trabalho desenvolvido.

Do encontro fizeram parte também visitas ao Porto, centro histórico de Braga e Guimarães, Bom Jesus e Ecoparque Braval. Foi abordada a produção de Energia das Ondas em Portugal no litoral norte. Além de desenvolver atividades relacionadas com a sustentabilidade ambiental, pretendeu-se com este programa divulgar hábitos e cultura locais.

A Câmara Municipal tem sido um parceiro em várias fases do projeto, apoiando e auxiliando na operacionalização de várias atividades e na implementação de iniciativas de caráter pedagógico e cívico.
Na escola dinamizam-se diversas atividades que permitem o envolvimento de professores de várias áreas disciplinares, conferindo assim um caráter de flexibilidade e cooperação ao trabalho desenvolvido por todos os professores (voluntariamente) participantes.

A nível externo, destacam-se a comunicação feita no seminário Eco-escolas 2017 em Ílhavo, no painel de boas práticas do eco-escolas; produção (por alunos) de textos jornalísticos e respetivas publicações no Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA nacional) e Young Reporters for the Environment International (YRE internacional); seleção da escola e consequente apoio financeiro pelo Litter Less Campaign, projeto internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE), que desafia jovens de 9 países da rede JRA a observar, interpretar, reportar e encontrar soluções mais sustentáveis para a problemática dos resíduos.

Desenvolveu-se uma campanha de recolha de óleos usados, realizaram-se palestras de sensibilização para o desenvolvimento sustentável, formação para professores, workshops para alunos, campanhas para redução da produção de resíduos, e para a reciclagem, bem como estudos sobre hábitos, para análise estatística. Todas estas atividades enriquecem os alunos porque, ao envolverem-se ativamente, se sentem responsáveis pelas mudanças de hábitos de toda a comunidade.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia