Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

André Soares na construção de um mundo sustentável

Os bobos

Voz às Escolas

2017-10-09 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Decorreu no Agrupamento de escolas André Soares mais um encontro (Transnational Meeting) no âmbito do Projeto Erasmus+. «Got Pollution? Be the Solution! Recycle» é desenvolvido por escolas de Portugal, Suécia, Itália, Macedónia, Polónia e Turquia.

Sensibilizar a comunidade para o impacto ambiental focado no desperdício de resíduos e alertar para a importância da reciclagem e da sustentabilidade do planeta constituem os principais objetivos do projeto, alicerçando o futuro. É urgente minimizar a pegada do ser humano, é premente “reciclar” a consciência cívica de todos os cidadãos, assumindo os alunos um papel fundamental nesta tarefa, enquanto agentes ativos do presente e do futuro. Dar um impulso para a implementação da Agenda XXI, instrumento estruturante para a construção de sociedades sustentáveis, baseada na proteção ambiental, justiça social e eficiência económica.

O processo de mobilidade, de professores e alunos, do projeto Erasmus+, contribui fortemente para o crescimento individual, social e académico dos alunos, promovendo a aquisição das competências transversais, essenciais para o aluno do séc. XXI. Constitui também uma forte aposta na flexibilização da escola de modo a promover uma sociedade crítica, mais exigente e em constante evolução. Pretende-se estimular a criatividade e participação cívica dos alunos perante os problemas locais e globais, pelo que estes encontros entre os representantes dos diferentes países são fundamentais para a partilha de experiências e balanço do trabalho desenvolvido.

Do encontro fizeram parte também visitas ao Porto, centro histórico de Braga e Guimarães, Bom Jesus e Ecoparque Braval. Foi abordada a produção de Energia das Ondas em Portugal no litoral norte. Além de desenvolver atividades relacionadas com a sustentabilidade ambiental, pretendeu-se com este programa divulgar hábitos e cultura locais.

A Câmara Municipal tem sido um parceiro em várias fases do projeto, apoiando e auxiliando na operacionalização de várias atividades e na implementação de iniciativas de caráter pedagógico e cívico.
Na escola dinamizam-se diversas atividades que permitem o envolvimento de professores de várias áreas disciplinares, conferindo assim um caráter de flexibilidade e cooperação ao trabalho desenvolvido por todos os professores (voluntariamente) participantes.

A nível externo, destacam-se a comunicação feita no seminário Eco-escolas 2017 em Ílhavo, no painel de boas práticas do eco-escolas; produção (por alunos) de textos jornalísticos e respetivas publicações no Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA nacional) e Young Reporters for the Environment International (YRE internacional); seleção da escola e consequente apoio financeiro pelo Litter Less Campaign, projeto internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE), que desafia jovens de 9 países da rede JRA a observar, interpretar, reportar e encontrar soluções mais sustentáveis para a problemática dos resíduos.

Desenvolveu-se uma campanha de recolha de óleos usados, realizaram-se palestras de sensibilização para o desenvolvimento sustentável, formação para professores, workshops para alunos, campanhas para redução da produção de resíduos, e para a reciclagem, bem como estudos sobre hábitos, para análise estatística. Todas estas atividades enriquecem os alunos porque, ao envolverem-se ativamente, se sentem responsáveis pelas mudanças de hábitos de toda a comunidade.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho