Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Museus portugueses com 15,5 milhões de visitantes

1.758.035 votos de confiança

Ideias

2017-12-14 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Os portugueses passaram a visitar mais os nossos museus? Sim, mas pouco. O maior aumento de visitantes registado de 2015 para 2016 (mais 13,7%, ou seja, mais 1,9 milhões) pertence aos turistas que nos visitaram uma vez que esse aumento foi de 1,5 milhões. Os dados pertencem ao Instituto Nacional de Estatística e foram publicados esta semana. No total foram 15,5 milhões de pessoas que visitaram os nossos museus. No entanto, o estudo refere que dos 727 museus em actividade foram considerados para fins estatísticos apenas 405. Do total dos visitantes, 43,1% eram estrangeiros (6,7 milhões de pessoas) e 12,5% dos visitantes estavam inseridos em grupos escolares. Mais de metade (57,5%) visitou as exposições temporárias dos museus e 34% entraram gratuitamente. Por tipo de museus, os que tiveram maior número de visitantes foram os Museus de Arte (30,6%) seguidos dos Museus de História (25%) e dos Museus Especializados (15,1%). Só os Museus de Arte (num total de 84) receberam a visita de quase cinco milhões de pessoas.
É obra. Mas... os dados acabam por dar razão ao recente inquérito Eurobarómetro tornado público pela União Europeia de que os portugueses apesar de serem os que mais valorizam o património cultural são os que menos visitam com regularidade locais, monumentos e museus ou vão a eventos como concertos e festivais... Por aqui se vê, mais uma vez, a importância do turismo e dos estrangeiros que nos visitam. Mas se eles visitam os museus nós também temos de começar a visitar mais. Aqui fica - mais uma vez-, um desafio para 2018. Visite o nosso património, os nossos museus, os nossos monumentos. Vai ver que vale a pena. As surpresas históricas serão muitas!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho