Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

11 de Setembro

Sejam bem-vindos!

11 de Setembro

Ideias

2019-09-11 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Há 18 anos atrás todos ficamos em choque e o Mundo nunca mais foi o mesmo...
Falo hoje dos atentados de 11 de Setembro. Praticamente toda a gente vai fazer o mesmo porque é importante recordar um acontecimento horrendo como este para pedirmos, mais uma vez, centenas de vezes ou milhares e milhões de vezes, para que nunca mais se repita. Mas não sabemos. Não sabemos o dia de hoje, quanto mais o dia de amanhã.
Há 18 anos acordámos em choque com o terrível ataque aos Estados Unidos da América. Dois aviões de passageiros embatem, com alguns minutos de intervalo (08:46 e 09:04), nas duas torres do World Trade Center, em Nova Iorque. Morrem perto de 2.900 pessoas. Dois outros aparelhos despenham-se sobre o Pentágono e num descampado na Pensilvânia.

A partir deste dia nunca mais o Mundo foi o mesmo. E é bom que se recorde este dia. Tivesse acontecido nos EUA, como aconteceu, ou num outro lugar do Mundo. O acto, ou os actos foram horrendos. A partir dessa data o reforço da segurança foi notório. Os trabalhos dos serviços secretos de muitos países mudaram. Mudaram-se comportamentos e maneiras de actuar. Desde então muitos outros actos terroristas foram anulados. Mas, também, muitos outros não conseguiram ser evitados. Aliás, logo no ano seguinte, três bombas explodem na estância balnear de Bali. O atentado faz 202 mortos, entre eles o português Diogo Ribeirinho.
A partir daí, na Europa foram já vários os atentados, com França a ser a mais massacrada. Todos frescos que ainda nos lembramos bem...
Esperemos que este dia seja mais um dia de união para que todos juntos continuemos a lutar por uma melhor segurança em todo o Mundo!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.