Correio do Minho

Braga, sexta-feira

A Estratégia Regional de Especialização Inteligente da Região Norte

A Casa de Chocolate

Ideias

2015-06-06 às 06h00

Vasco Teixeira

O crescimento da economia portuguesa dependerá muito da capacidade de se estimular a competitividade a nível regional. A aposta numa Região do Conhecimento e da Inovação, reforçada pelo investimento em Educação, I&D e Inovação é fundamental para o crescimento económico, competitividade das empresas e para o desenvolvimento da Região Norte.

O ciclo de financiamentos 2014-2020 será um instrumento de apoio das transformações estruturais do país, do aumento da competitividade e do combate ao desemprego. Será, seguramente, o motor da reindustrialização, da promoção da competitividade, do desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação, do crescimento e internacionalização das PME e de uma especialização inteligente de base regional.

Os Programas Regionais atendem às especificidades de cada região, têm um papel fundamental na proximidade aos territórios ao seu tecido institucional e empresarial e numa visão de conjunto dos problemas, das soluções, desafios e oportunidades. É essencial tem em consideração as especificidades de cada região e a necessidade de uma melhor eficácia na aplicação das políticas Europeias de suporte à competitividade e à inovação.

A Estratégia de Desenvolvimento Regional Norte 2020 visa responder aos desafios consagrados na Estratégia Europa 2020 - a promoção de um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável. Um dos grandes objetivos é alcançar a convergência com as outras regiões europeias, ou seja, que a região Norte passe dos atuais 62,2% para 75% do PIB per capita médio da UE.
As prioridades do Norte 2020 orientam-se para a prossecução de um: i) “Norte +Competitivo” potenciando os fatores dinâmicos de competitividade; ii) “Norte +Sustentável” promovendo o crescimento sustentável iii) “Norte +Inclusivo” reforçando a inclusão social e territorial; iv) “Norte em Rede” qualificando o modelo de governação regional.

No domínio da inovação e competitividade pretende-se promover a constituição e consolidação de uma rede regional de infraestruturas de suporte à I&D, inovação e competitividade, é fundamental para a criação e reforço das condições de competitividade da Região Norte, contribuindo, desta forma, para melhorar as condições de enquadramento da atividade produtiva e o incremento da cadeia de valor das atividades económicas regionais.
A Especialização Inteligente constitui um conceito central para as políticas de inovação, promovendo o uso eficiente, eficaz e sinérgico de investimentos públicos, a fim de impulsionar o crescimento económico e a prosperidade dos países e regiões.

O Norte 2020 estimulará maiores laços de cooperação entre as universidades e centros tecnológicos com o tecido sócio-económico para assim fortalecer a base científico-tecnológica das empresas e contribuir para a promoção da competitividade através da especialização inteligente. Para isso, cada região deve desenvolver as designadas Estratégias de Inovação Regionais para a Especialização Inteligente (Estratégias RIS3).

São agendas de transformação económica integradas de base local, para que os Fundos Estruturais da UE possam ser utilizados mais eficientemente e a que as sinergias entre as políticas europeias, nacionais e regionais, bem como os investimen¬tos públicos e privados, possam ser intensificadas. Segundo a UE, Especialização Inteligente corresponde a “identificar as características e os ativos exclusivos de cada região, realçar as vantagens competitivas de cada região e mobilizar as partes interessadas e os recursos a nível regional em torno de uma visão do futuro orientada para a excelência, explorando as respetivas oportunidades económicas e tendências emergentes, tomando medidas para potenciar o seu crescimento económico.

Significa fortalecer os sistemas de inovação regional, maximizar os fluxos de conhecimento e difundir as vantagens da inovação por toda a economia regional, apoiando a criação de empregos e o crescimento baseados no conhecimento”. As estratégias RIS3 asseguram que os recursos de investigação e inovação alcançam uma massa crítica ou um potencial crítico, apoiando-os através de ações específicas para desenvolver recursos humanos e infraestruturas no domínio do conhecimento. Por isso é importante concentrar esforços em domínios com verdadeiro potencial e valor do que dispersar investimentos por áreas não relacionadas.

A análise RIS3 levada a cabo pela CCDR--N identificou 8 domínios de Especialização Inteligente: Ciências da Vida e Saúde; Recursos do mar e Economia; Cultura, Criação e Moda; Sistemas Avançados de Produção; Indústrias da Mobilidade e Ambiente; Sistemas Agroambientais e Alimentação; Capital Simbólico, Tecnologias e Serviços do Turismo; Capital Humano e Serviços Especializados. Dos quais, 4 domínios apresentam um forte caráter industrial (Sistemas Avançados de Produção; Indústrias da Mobilidade e Ambiente; Sistemas Agroambientais e Alimentação; Cultura, Criação e Moda).

O Norte 2020 como uma Estratégia com Futuro para a região Norte, será o grande desafio mobilizador para projetar a nossa região num horizonte de crescimento inteligente, inclusivo e sustentável, de geração de emprego e coesão, de atração pelos investimentos regionais. O Norte 2020 marcará o futuro do Norte e exigirá uma articulação entre os principais atores institucionais da região, terá de envolver parcerias sólidas e ativas com as comunidades locais desenvolvendo potenciais sinergias e complementaridades entre os vários instrumentos de financiamento numa abordagem estratégica e integrada.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

24 Maio 2019

Vote

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.