Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

A fruticultura biológica: tradição e inovação

Igreja do Bom Jesus faz hoje anos

Escreve quem sabe

2013-10-19 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

“Por que persistimos em menosprezar a árvore de fruto? Por que razão nós, tão pobres de bens, desdenhamos tal riqueza?”
J Vieira Natividade
Boletim da JNF, Ano IX, n.º 1, 1949, p. 7

A Fruticultura Biológica em Portugal representa uma área com forte potencial de desenvolvimento, constituindo uma aposta com mais valias económicas e ambientais.
A possibilidade de instalação de um pomar biológico, permite uma maior qualidade dos produtos resultantes e um maior respeito pelos recursos naturais, através de práticas culturais como: a instalação de culturas de cobertura do solo à base de uma mistura de espécies gramíneas e leguminosas, que permite melhorar a fertilidade do solo; a plantação de sebes na bordadura das áreas de cultivo que permitem atrair os insectos auxiliares e incrementar a biodiversidade em geral, etc.
A utilização de fertilizantes orgânicos, à base de estrumes e a total abolição de fertilizantes e pesticidas sintéticos, permite obter frutos de excelente qualidade para o consumidor.
A plantação de variedades regionais, em modo de produção biológico, melhor adaptadas às condições de solo, e clima da região, e mais resistentes às principais pragas e doenças que afectam as culturas, poderá constituir um importante elemento de diferenciação do produto e inovação que poderá permitir uma maior rentabilidade económica das explorações, contribuindo simultaneamente para um incremento da biodiversidade e da preservação do património genético português.
A selecção de variedades com melhores capacidades ao nível da conservação e ao nível da resistência ao ataque de pragas e doenças, permitirá aos produtores, menores necessidades de tratamentos e melhores resultados na colheita.
Com o objectivo de informar sobre as várias técnicas de instalação e acompanhamento de pomares em modo de produção biológico, o Núcleo de Braga da Quercus promove, nos próximos dias 30 de Novembro e 14 de Dezembro de 2013 e 18 de Janeiro e 29 de Março de 2014 o Curso FRUTICULTURA: da Instalação à Manutenção de um Pomar em Modo de Produção Biológico, que permitirá adquirir conhecimentos sobre a instalação de um pomar, desde a selecção das espécies adequadas às condições de solo e clima do local, à análise e preparação do solo para o bom desenvolvimento das árvores, a correcta plantação e instalação das árvores ou arbustos, a selecção de árvores ou arbustos de qualidade, o acompanhamento e manutenção do pomar e as podas das árvores ou arbustos de fruto instalados.
Promover a implementação de boas práticas culturais com vista à obtenção de bons resultados no pomar, nomeadamente a importância da correcta condução e instalação das árvores, a importância da poda na boa distribuição dos frutos obtidos, na produção regular e uniforme e na obtenção de uma relação equilibrada entre a qualidade e a quantidade de produção obtida é outro dos objectivos. O acompanhamento e controlo fitossanitário das árvores e as principais técnicas de controlo das principais pragas e doenças em modo de produção biológico, outro ainda.
O curso permitirá a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos da fisionomia, desenvolvimento e principais técnicas a implementar com o objectivo de conseguir um equilíbrio entre o bom estado fitossanitário das árvores e a quantidade e qualidade da produção obtida.
Permitirá aprender a seleccionar as espécies adequadas a instalar em função das características de solo e clima do local, a importância da análise das características do solo e a sua correcta preparação para a instalação do pomar, cuidados na selecção dos exemplares e na plantação das árvores ou arbustos, os diferentes tipos de podas, as diferentes épocas e a importância da sua correcta execução com vista à manutenção de um bom estado fitossanitário das árvores.
Curso FRUTICULTURA: da Instalação à Manutenção de um Pomar em Modo de Produção Biológico, Quinta Pedagógica de Real, em Braga. Mais informações: 927986133 ou braga@ quercus.pt. Inscrições em www.braga.quercus.pt.
Para uma agricultura mais sustentável!

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

22 Outubro 2019

Mitos na doença mental

22 Outubro 2019

Voltar ao início

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.