Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Abecedário de dicas de poupança de comida

Uma Justiça que é tão cega

Escreve quem sabe

2015-09-19 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Abacate Deixe o caroço na metade que não precisar e vai impedi-lo de escurecer tão rapidamente.

Alface
A alface deve ser deixada na sua embalagem no frigorífico (se veio embalada) e na gaveta dos vegetais - se o frigorífico tiver uma. Coloque as folhas de alface lavadas e enxutas numa caixa fechada, forrada com papel de cozinha, para as manter frescas.

Alimentos crus
A carne, aves e peixes crus devem ser armazenados na parte inferior do frigorífico num recipiente limpo, fechado de forma a impedir que toquem noutros alimentos. Se não os consumir, deve congelar esses alimentos antes que eles atinjam a data de utilização.

Arroz
As sobras de arroz podem ser mantidas no frigorífico durante 1 dia ou congeladas para utilização posterior. Deve aquecer bem antes de comer. Adicione alguns grãos de arroz cru no seu saleiro pois irá impedir o sal de ficar húmido.

Bacon
Se adquiriu um grande pacote de bacon, separe-o em fatias antes de o congelar. Em seguida, pode simplesmente descongelar o que for precisando.

Banana
As bananas ficam negras no frigorífico! Então, deve mantê-las num lugar fresco. O mesmo vale para abacaxis/ananás. Armazene as bananas longe de outras frutas pois elas amadurecem-na. Descasque e amasse as bananas e polvilhe com sumo de limão para impedi-las de ficarem castanhas e depois congele-as (num recipiente ou num saco), para usar mais tarde em batidos, pão de banana ou adicionar ao sorvete. Pode também usá-las em pratos de caril ou amassada num recheio de sandes rápido.

Batatas
Os tubérculos não gostam de ser mantidos no frigorífico. Deve armazená-los num saco de rede ou prateleira, num local seco, fresco e escuro; de preferência longe de alimentos com cheiro forte, como cebolas. Se as batatas grelaram basta remover os rebentos antes do uso, e lembre-se de cortar todos os bocados verdes ou podres antes de usar. Se murcharam, mergulhe-as em água um par de horas, que incham. Use um descascador de batatas em vez de uma faca, pois isso irá reduzir as perdas. Ou pode simplesmente não descascar: pode cozer ou assar com pele! Ou, depois de as lavar bem e descascar, guarde as cascas de batata para fazer deliciosas cascas de batatas caseiras como aperitivo. Adicione sal e pimenta, em seguida asse em forno quente ou frite, polvilhando no final. Armazenar sobras de puré no frigorífico até o dia seguinte. Use para fazer bolos de batata e peixe ou como uma cobertura de uma tarde. Sobras de batatas cozidas podem ser adicionadas a uma omelete ou fritas em rodelas.

Brócolos
Os brócolos devem ser armazenados no frigorífico na sua embalagem original, para os manter no seu melhor. “Refrescam-se”, colocando o tronco num copo de água no frigorífico, por umas horas. Brócolos cozidos podem ser salpicados de leite e usados como um molho cremoso para peixe ou frango. Não deite fora os talos dos brócolos: são a parte melhor! Corte-os longitudinalmente e cozinhe-os com as florzinhas ou use-os numa sopa.

Cebolas
Cebolas, é melhor armazenar em local seco, fresco e escuro; de preferência num saco de pano ou penduradas (se entrançadas). Compre cebolas pequenas, são muitas vezes mais baratas e há menos desperdício se cozinhar para uma só pessoa. Se só precisa de 1/2 de uma cebola, pique o resto e congele para economizar tempo da próxima vez ou faça um grande refogado e divida em porções, pois aguenta bem em caixas de vidro, no frigorífico.

Cereais
Depois de iniciado, feche o saco com um clip. Ou use um recipiente hermético para mantê-lo fresco. Use os cereais que estejam moles para bolos/bolachas.

Cogumelos
A melhor maneira de armazenar cogumelos é num saco de papel no frigorífico. Frite cogumelos enrugados para cobertura de pizza ou use-os em ensopados, molhos e guisados ou congele-os para mais tarde.

Conservas de peixe
Salmão, atum e sardinha são bom para a saúde e, em determinadas alturas do ano, mais baratos do que peixe fresco. Guarde as sobras no frigorífico ou congelador devidamente identificadas. Criará com elas novas refeições.

Courgette
Rale e adicione à espaguete à bolonhesa, chillis, etc., para aumentar a quantidade de vegetais na dieta da família. Guarde no frigorífico numa caixa fechada.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.