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Braga, quarta-feira

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Abecedário de dicas de poupança de comida

Solidão

Escreve quem sabe

2015-10-03 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Etiquetas com “consumir antes de”. Os alimentos com uma etiqueta assim, são de longa duração. Portanto deve ser seguro consumi-los depois dessa data, mas podem não estar no seu máximo de qualidade.

Etiquetas com “consumir até”
Alimentos com esta etiqueta têm uma validade reduzida. Pode ser perigoso consumi-los após essa data, mesmo que tenham bom aspeto e bom cheiro. Planeie como irá utilizar todos os alimentos que comprou, antes que passem da data.

Fruta
Guarde no frigorífico, com exceção de bananas e abacaxis. Use a fruta que esteja demasiado madura em sumos ou batidos. Não deite fora fruta que está pisada. Corte essa parte e faça uma salada de frutas, coza ou asse, faça um bolo ou um crumble, conforme os casos.

Inhame
Armazene num local seco, fresco e escuro; de preferência num saco de rede. Para congelar: lave, descasque e deixe ferver até ficar macio, fatie ou esmague em puré e regue com sumo de limão para impedi-lo de escurecer. Coloque num recipiente ou num saco, no congelador.

Iogurte
Iogurtes e queijos frescos podem ser congelados. Misture iogurtes com frutos demasiado maduros, despeje em moldes, coloque no centro um pedaço de pau e leve a congelar. Adicione iogurtes perto da data de validade a batidos.

Leite
Congelar leite meio-gordo em cuvetes de cubos de gelo para usar quando precisar dele. Pode pô-los diretamente no seu chá ou café. O leite que se encontra perto da data limite de utilização pode ser usado em molhos, pudins, batidos ou cremes.

Massa
Massa demasiado cozinhada? Congelar em porções de tamanho de refeição. Pode ser reaquecida num forno microondas quando necessário. Também pode ser mantida num frigorífico por até 2 dias. E no verão pode fazer uma grande salada de macarrão!

Miúdos e outras peças menos nobres
Moelas, corações e fígados são uma alternativa mais barata do que peito de frango ou um frango inteiro. Congelar antes da data de utilização recomendada para uma saborosa refeição numa data posterior. Mantenha sempre as carnes cozinhadas no frio, bem embaladas e afastadas da carne crua.

Ovos
Os ovos são melhor conservados na sua própria caixa, no frigorífico. Desde que sejam cozinhados, eles podem ser consumidos um dia ou dois após a sua data de validade. Os ovos podem ser congelados, mas deve separar as gemas das claras antes. Se se aproximar a data de validade, use os ovos preparando uma omeleta - uma nutritiva, e barata refeição.

Pão
O pão não deve ser guardado no frigorífico. Ele na realmente degrada-se mais depressa lá. Deve mantê-lo numa caixa para pão ou armário, na embalagem original. Use pão velho para vários fins como torradas, rabanadas, fatias recheadas de carne, açorda, pudim de pão ou simples pão ralado. Dê um aspeto fresco ao pão do dia anterior, colocando-o no microondas por 10 segundos. As fatias de um pão congelado podem ser descongeladas previamente, conforme necessário, ou torradas diretamente.

Pimentos
Guarde metades de pimentos, ainda com o talo e sementes (vão durar mais tempo), no frigorífico e num recipiente fechado ou saco, na gaveta dos vegetais.

Queijo
Mantenha-o no frigorífico, fechando o pacote firmemente ou colocando-o num recipiente hermético. Pode também congelar o queijo! Se comprar um grande bloco de queijo duro, para tirar o máximo de uma pechincha, cortar em pedaços, ralando alguns e congelar tudo para usar mais tarde. É bom para usar como recheio, em tostas, para gratinados ou em omelete. O queijo duro pode ser ralado e usado sobre pratos de massa ou chili.

Sandes
Use sobras de comida como recheio de sandes. Mesmo restos de caril fazem um saboroso recheio! Sabia que pode fazer sanduíches de pão congelado? Eles vão descongelar até à hora do almoço, mantendo o recheio fresco.

Sumo
Faça os seus próprios gelados de sobra de sumos ou de frutas (maçã e laranja).

Vegetais
Coloque as cenouras ou aipos murchos num copo de água para “reanimá-los”. Adicione os tomates esmagados a um chilli ou molho para massas. Use vegetais sazonais baratos, a granel, na preparação das refeições. Legumes que já estão meios murchos farão uma boa sopa. Legumes congelados do supermercado são tão saudáveis quanto fresco.

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