Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Abril, mês de redenções e de decisões

O exemplo do “livro de obra” …

Voz às Escolas

2019-03-28 às 06h00

Agostinho Guedes

O mês de abril será rico em palpitações alucinantes, mas também carregado de significado(s).
A frescura das manhãs chuvosas que se esperam e o tempero dos fins de tarde acompanharão o desenrolar de várias reflexões e o culminar de alguns processos.
Sobre o produto do desempenho dos nossos alunos muito se refletirá e muito se espera dos envolvidos. Os valores encontrados nas avaliações parcelares têm vindo a ser objeto de monitorização por parte das estruturas responsáveis e espera-se que as metas projetadas sejam atingidas, tal é o ritmo interessado dos atores.

O rigor neste processo central da escola, o da aprendizagem e o do ensino, deve continuar a ser acompanhado e refletido pelos profissionais diretamente envolvidos, de tal forma que os discentes e os seus pais e encarregados de educação percebam como é importante lutar por mais valor, por mais conhecimento. A qualidade da preparação dos nossos jovens de hoje será decisiva para a estrutura social do amanhã. Não temos dúvidas dessa importância e queremos acreditar que os nossos jovens já perceberam que só com trabalho será possível enfrentar os dias, cada vez mais difíceis, do amanhã.
O ano letivo está a terminar e ainda há muito por concluir.

Temos outras avaliações pelo meio, preparação de exames nacionais e a nível de escola, e novidades para concertar.
Persistem algumas incertezas, umas serão vãs, outras reais.
Pensamos a nossa rede escolar com otimismo e vamos acreditar que o dinamismo da nossa escola seja um contínuo saudável.

Antes de encerrarmos o palco educativo, será importante aguardar o desfecho das nossas vidas penduradas, não sabemos muito bem por que razão assim acontece, cujo desenlace vai passar certamente por uma grande Redenção pascal que, finalmente poderá pôr cobro a tão fatal destino a que fomos sujeitos, durante um tempo, que é tempo e do bom.
Merecemos esse estado de espírito positivo, pois sempre respondemos com qualidade à sociedade que agora vai também ela dar um passo em frente, fechando uma conversa que é de todos e para todos. Somos um só país uma só Nação!
Imbuídos do espírito pascal, vamos todos elevar o nosso ânimo e caminhar em frente, na certeza de um amanhã cheio de esperança, com qualidade Humana.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

20 Maio 2019

Comemorando!

15 Maio 2019

ESMOVIMENTO

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.