Correio do Minho

Braga, segunda-feira

AE Maximinos - um reconhecimento nacional

O exemplo do “livro de obra” …

Voz às Escolas

2019-04-10 às 06h00

Joaquim da Silva Gomes

Quando fazemos menção ao crescimento de uma instituição de ensino, por vezes surgem dúvidas quanto às bases que assentam essas análises, surgindo a ideia de alguma subjetividade. Contudo, há momentos em que a certeza quanto ao que afirmamos é de tal ordem, que as dúvidas se dissipam de imediato.
Assim, neste final de segundo período, quero aqui partilhar dois prémios, recentemente atribuídos a dois alunos deste Agrupamento, que traduzem um reconhecimento a nível nacional nas áreas do Desporto e Leitura.
No concurso "Faça Lá um Poema", 2019, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, um aluno do 12.º ano deste Agrupamento alcançou o 3.º lugar, a nível nacional. Recordo que existem em Portugal mais de 800 Escolas Secundárias ou Agrupamentos de Escolas, pelo que ganha ainda mais importância o poema “Ode a Fernando Pessoa”, com o qual este aluno obteve o prémio nacional. A cerimónia de entrega do prémio decorreu no Centro Cultural de Belém, local onde o poema foi declamado, na primeira pessoa, de forma brilhante.

Este reconhecimento confirma também a qualidade dos nossos professores, que colocam ao dispor dos discentes competências que, depois de desenvolvidas, revelam-se decisivas no crescimento integral do aluno. Aqui deixo uma palavra de gratidão à professora Margarida Vilaça, que acompanha mais de perto este aluno e a turma que o integra.
Há poucos dias ficamos a saber, também, que um dos nossos alunos, a frequentar o 10.º ano, foi um dos vinte e três selecionados pela Federação Portuguesa de Futebol, a nível nacional, para receber uma bolsa de estudo, uma vez que o discente reunia os requisitos exigidos para a sua atribuição. Nestes deverá constar a frequência do 10º ano, beneficiar da Ação Social Escolar (Escalão A), praticar desporto escolar e envolver-se em projetos de cidadania e desenvolvimento. Deste modo, o aluno esteve envolvido no projeto "de OUT classroom" – 2017/18: “projeto de ajuda interpares” e no projeto “StockOff/de” , promovido no âmbito do projeto "de OUT classroom", criado com o objetivo de mobilizar a comunidade educativa para a doação de materiais desportivos e escolares, reutilizáveis, para, posteriormente, serem redistribuídos pelos alunos do Agrupamento de Maximinos, que assim o desejassem.

A bolsa atribuída ao nosso aluno pela Federação Portuguesa de Futebol é também um tributo aos professores do nosso Agrupamento que fazem do Desporto Escolar não só uma estratégia de formação desportiva, mas fundamentalmente de cidadania e de integração, numa sociedade que deve ser marcada por valores de solidariedade e de respeito. Neste âmbito, é obrigatório referir aqui os nomes do professor António Lopes e do professor Jorge Rito (no âmbito do andebol), por serem um dos pilares de fidelização dos alunos ao nosso Agrupamento e ainda pela formação de cidadãos ativos e socialmente empenhados.
Os dois prémios, de âmbito nacional, que contemplaram alunos do nosso Agrupamento, realçam o conceito de que o currículo se constrói desde que se entra na Escola e confirmam a ideia de que o nosso Agrupamento é uma marca de qualidade nas instituições de ensino do nosso país.

Por fim, realizar-se-á amanhã na Escola Secundária de Maximinos, entre as 10h00 e as 12h00, uma ação de formação destinada a professores de todos os ciclos do nosso Agrupamento, organizada pelo Conselho Nacional de Supervisores, composto pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
Esta formação premeia a Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão, que concorreu ao Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria de “Trabalhos de Âmbito Escolar”.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

20 Maio 2019

Comemorando!

15 Maio 2019

ESMOVIMENTO

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.