Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

AE Maximinos - um reconhecimento nacional

Igreja do Bom Jesus faz hoje anos

AE Maximinos - um reconhecimento nacional

Voz às Escolas

2019-04-10 às 06h00

Joaquim da Silva Gomes Joaquim da Silva Gomes

Quando fazemos menção ao crescimento de uma instituição de ensino, por vezes surgem dúvidas quanto às bases que assentam essas análises, surgindo a ideia de alguma subjetividade. Contudo, há momentos em que a certeza quanto ao que afirmamos é de tal ordem, que as dúvidas se dissipam de imediato.
Assim, neste final de segundo período, quero aqui partilhar dois prémios, recentemente atribuídos a dois alunos deste Agrupamento, que traduzem um reconhecimento a nível nacional nas áreas do Desporto e Leitura.
No concurso "Faça Lá um Poema", 2019, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, um aluno do 12.º ano deste Agrupamento alcançou o 3.º lugar, a nível nacional. Recordo que existem em Portugal mais de 800 Escolas Secundárias ou Agrupamentos de Escolas, pelo que ganha ainda mais importância o poema “Ode a Fernando Pessoa”, com o qual este aluno obteve o prémio nacional. A cerimónia de entrega do prémio decorreu no Centro Cultural de Belém, local onde o poema foi declamado, na primeira pessoa, de forma brilhante.

Este reconhecimento confirma também a qualidade dos nossos professores, que colocam ao dispor dos discentes competências que, depois de desenvolvidas, revelam-se decisivas no crescimento integral do aluno. Aqui deixo uma palavra de gratidão à professora Margarida Vilaça, que acompanha mais de perto este aluno e a turma que o integra.
Há poucos dias ficamos a saber, também, que um dos nossos alunos, a frequentar o 10.º ano, foi um dos vinte e três selecionados pela Federação Portuguesa de Futebol, a nível nacional, para receber uma bolsa de estudo, uma vez que o discente reunia os requisitos exigidos para a sua atribuição. Nestes deverá constar a frequência do 10º ano, beneficiar da Ação Social Escolar (Escalão A), praticar desporto escolar e envolver-se em projetos de cidadania e desenvolvimento. Deste modo, o aluno esteve envolvido no projeto "de OUT classroom" – 2017/18: “projeto de ajuda interpares” e no projeto “StockOff/de” , promovido no âmbito do projeto "de OUT classroom", criado com o objetivo de mobilizar a comunidade educativa para a doação de materiais desportivos e escolares, reutilizáveis, para, posteriormente, serem redistribuídos pelos alunos do Agrupamento de Maximinos, que assim o desejassem.

A bolsa atribuída ao nosso aluno pela Federação Portuguesa de Futebol é também um tributo aos professores do nosso Agrupamento que fazem do Desporto Escolar não só uma estratégia de formação desportiva, mas fundamentalmente de cidadania e de integração, numa sociedade que deve ser marcada por valores de solidariedade e de respeito. Neste âmbito, é obrigatório referir aqui os nomes do professor António Lopes e do professor Jorge Rito (no âmbito do andebol), por serem um dos pilares de fidelização dos alunos ao nosso Agrupamento e ainda pela formação de cidadãos ativos e socialmente empenhados.
Os dois prémios, de âmbito nacional, que contemplaram alunos do nosso Agrupamento, realçam o conceito de que o currículo se constrói desde que se entra na Escola e confirmam a ideia de que o nosso Agrupamento é uma marca de qualidade nas instituições de ensino do nosso país.

Por fim, realizar-se-á amanhã na Escola Secundária de Maximinos, entre as 10h00 e as 12h00, uma ação de formação destinada a professores de todos os ciclos do nosso Agrupamento, organizada pelo Conselho Nacional de Supervisores, composto pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
Esta formação premeia a Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão, que concorreu ao Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria de “Trabalhos de Âmbito Escolar”.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.