Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Alimentar aves

Faça frente à Diabetes

Escreve quem sabe

2015-01-03 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Que comida pode deixar para aves e como manter o alimentador de aves limpo e livre de doenças. Aqui encontra resposta para todas as suas questões.

Alimentar aves nos jardins é uma actividade muito popular no Reino Unido e cada vez mais popular em Portugal. É uma ajuda enorme à subsistência das aves. Proporcionar alimento suplementar às aves faz com que elas se aproximem mais de si, maravilhando-o com o seu comportamento fascinante e fantásticas cores. Alimentar aves é também uma forma ideal de entusiasmar as crianças pela vida selvagem.

A alimentação extra não pode proporcionar todas as proteínas e vitaminas naturais que as aves jovens e adultas necessitam, portanto, é importante criar e manter o seu jardim de forma a ser uma fonte de alimento natural, através de um bem mantida cobertura vegetal, arbustos e flores.
Se fornecer comida de fonte natural e suplementos alimentares, o seu jardim será visitado durante todo o ano por diversas espécies de aves.

É importante alimentar as aves de forma responsável e com segurança. Seguindo uma lista curta de regras pode desempenhar um papel muito válido na vida das aves em períodos de falta de alimentos naturais, como Invernos de clima severo, chegando as aves à Primavera em condições propícias à reprodução saudável.

Que alimentos proporcionar

Misturas de sementes para aves
Há diferentes misturas para alimentadores (suspensos ou em tabuleiros). As melhores têm milho quebrado, sementes de girassol e grânulos de amendoins.
Sementes pequenas como de milheto (milho miúdo ou painço) atraem principalmente pardais, ferreirinha comum, tentilhão-comum, escrevedeira-dos-caniços e rolas turcas, enquanto o milho quebrado é tomado facilmente por melros. Os verdilhões preferem amendoim e sementes de girassol. Misturas que contêm pedaços ou nozes inteiras são adequados apenas para alimentação de Inverno. Aveia é excelente para muitas aves. Os grãos de trigo e cevada são frequentemente incluídos em misturas de sementes, mas eles são realmente adequados apenas para pombos e faisões, que se alimentam no chão e aumentam rapidamente em número, muitas vezes dissuadindo as espécies mais pequenas.
Evite misturas de sementes que têm ervilhas, feijão, arroz seco ou lentilhas pois, novamente, apenas as grandes espécies podem comer essas sementes secas. Estas sementes são adicionadas a algumas misturas mais baratas e depois vendidas a granel. Qualquer mistura contendo caroços verdes ou rosa também devem ser evitados, pois são biscoito de cão, o que só pode ser comido quando encharcado.

Sementes pretas de girassol
São um excelente alimento para todo o ano e em vários pontos de vista ainda melhores do que os amendoins. O seu conteúdo em óleo é elevado (maior do que nas sementes raiadas), pelo que são ainda melhores.

Amendoins
São ricos em gordura e populares entre os verdilhões, pardais, trepadeiras, pica-pau-malhado-grande e pintassilgos. Triturados ou ralados atraem piscos e ferreirinhas-comuns, entre outros. Algumas aves podem acumular e guardar amendoins. Amendoins salgados ou torrados não devem ser usados. Os amendoins podem ter elevado nível de uma toxina natural, que pode matar aves, assim, tente adquiri-los num negociante que respeite as regras de armazenagem, para garantir a ausência de aflatoxina.

Bolo de aves e alimento em barra
Bolas de gordura e outros barras de alimentos à base de gordura são excelentes alimentos para o Inverno. Se são vendidos em sacos de fibra sintética, deve sempre retirar o saco antes de colocar a bola gordura para fora - a malha suave pode prender e ferir aves. Pode fazer o seu próprio bolo para aves derramando gordura derretida (sebo ou banha) numa mistura de ingredientes, tais como sementes, nozes, frutas secas, aveia, queijo e bolo (use cerca de um terço de gordura). Misture bem numa tigela e deite num recipiente à escolha. Uma casca de coco vazio, copo de plástico ou mesmo uma pinha (preencher os vazios) fazem um bolo para aves ideal. Alternativamente, pode desenformá-lo e colocar quando sólido numa mesa de alimentador.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.