Correio do Minho

Braga,

- +

Ano Europeu do Património Cultural

Sobre o alojamento no Ensino Superior

Escreve quem sabe

2018-01-27 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

2018 é o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC) - celebra-se a diversidade e a riqueza do património europeu. O património cultural abrange recursos do passado, que assumem muitas formas e aspetos, incluindo monumentos, sítios, tradições, conhecimentos e expressões da criatividade humana, bem como coleções conservadas e geridas por museus, bibliotecas e arquivos. Mas fundamentalmente inclui conhecimentos ou expressões da criatividade humana
O AEPC tem como principais objetivos: promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social; realçar o contributo económico do património cultural para os setores cultural e criativo, nomeadamente para as pequenas e médias empresas, e para o desenvolvimento local e regional salientar o papel do património cultural nas relações externas da UE, nomeadamente na prevenção de conflitos, na reconciliação pós-conflito e na recuperação de património cultural destruído. Eis por que este Ano deve constituir-se num desafio a todos os cidadãos! Começar por conhecer o que os rodeia! Assim, lançamos um desafio ir conhecer o património de proximidade! Eis algumas sugestões:

Museu da Palha - Centro de Etnotecnologia e Design de Golães - Situado na antiga escola de Golães, é um espaço que enaltece o trabalho em palha no concelho de Fafe. Está dividido em 2 áreas: uma oficina de trabalho (utilizada como local de estágio para estudantes do Ensino Superior da área de design, onde vão poder desenvolver projetos nesta área) e uma sala de exposições de artesanato (com vários painéis, mostrando as diversas tradições, produtos, artigos e hábitos e modos de confeção da arte de trabalhar com palha). Há ainda um outro espaço - Entrança tu - que permite aos visitantes fazerem a trança de repique.
253599076 / 253504294 freguesiadegolaes@telepac.pt
Museu de Aboim e do Povo de Aboim - Aboim é uma freguesia também do concelho de Fafe podendo, ao longo dos seus 2 percursos pedestres de pequena rota (PR) - À descoberta de Aboim e Caminhos de S. João da Ramalheira - observar o património rural das aldeias das terras altas e das 5 serras envolventes: o Marão, o Gerês, a Cabreira, a Serra de Agra e o Maroiço.
Aboim tem um moinho de vento, do século XVIII, com características únicas, que foi recuperado. No sentido de complementar a temática usos e costumes da aldeia, decidiu-se criar o Centro Interpretativo - Aldeia Pedagógica da Montanha e do Centeio, instalado na antiga escola primária de Aboim. O espaço interactivo, com multivalências, reúne 'mini exploratórios e atelieres' onde é possível aprender, reviver e recordar.
Moinho da Casca de Carvalho de Aboim - Ainda em Aboim este museu integra um Moinho de Casca de Carvalho, uma peça única, vinda do Museu Agrícola de Entre Douro e Minho. No Moinho, podemos perceber como, antigamente, os proprietários de carvalhedo extraiam a casca de carvalho. Toda a casca produzida era destinada a grandes fábricas de curtumes situadas em Guimarães. Este é, sobretudo, mais um espaço que celebra as tradições e memória das gentes e que nos poderá levar a conhecer um concelho que tem dos maiores e maios bonitos carvalhais de Portugal!
Ambos com o contacto: museuaboim@gmail.com
Museu do Linho - em Marrancos, Vila Verde. A visita a este espaço permite contemplar os diversos instrumentos de trabalho e as peças elaboradas em linho e sua forte simbologia, remetendo para os chamados tormentos do linho, desde a sementeira até ao tear, constituindo um importantíssimo legado cultural, um testemunho da nossa identidade nacional e da memória coletiva que devemos preservar e valorizar.
253381219, 919625131, 253310500 museu.linho@cm-vilaverde.pt
Museu do Ouro de Travassos, Póvoa de Lanhoso - o seu surgimento prende-se com o facto de esta freguesia ter ainda um número significativo de oficinas artesanais em funcionamento e vestígios arquitetónicos de muitas outras. Tem promovido uma série de atividades, como exposições, edições de brochuras, visitas guiadas e trabalho com escolas do concelho.
253943790 / 926508360
info@museudoouro.com

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.