Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Ano Internacional para a Cooperação pela Água

Cimeira da Acção Climática: “ainda não é tarde”...

Escreve quem sabe

2013-01-12 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Em Dezembro de 2010, a Assembleia das Nações Unidas declarou o ano de 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água. Em Agosto de 2011, a UNESCO foi oficialmente nomeada pela ONU para liderar os preparativos para o Ano Internacional e o Dia Mundial da Água, em 2013.

A cooperação pela água tem múltiplas dimensões, incluindo os aspectos culturais, educacionais, científicos, religiosos, éticos, sociais, políticos, jurídicos, institucionais e económicos. Uma abordagem multidisciplinar é essencial, para entender as várias facetas implícitas. Para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água necessita de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno desse recurso. Construir um consenso sobre as respostas adequadas a estas questões será o foco principal do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água em 2013.

A ideia desta iniciativa da ONU é, reconhecendo a importância da gestão e utilização pacífica dos recursos hídricos, promover eventos e discussões, durante esses doze meses, que ajudem a encontrar soluções para combater, entre outros problemas graves:
- a ausência de acesso à água potável para cerca de 11% da população mundial;
- a falta de redes de esgoto para 37% da humanidade e
- a morte de mais de 4.000 crianças, por dia, devido a doenças diarreicas, causadas pela falta de acesso a água de qualidade.

Os desafios para a segurança da água cresceram e tomaram proporções globais, principalmente pela maior escassez e incerteza sobre os recursos hídricos que tem impacto nas pes- soas e suas habitações, energia, comida e ecossistemas.
A ONU lançou um portal oficial do Ano Internacional da Cooperação pela Água para concentrar todas as atividades relacionadas com a iniciativa: http://www.unwater.orgwatercooperation2013/.

Dicas para utilizar melhor a água e evitar o seu desperdício:
1. Reutilize a água sempre que possível. Depois de usada na lavagem da roupa, ainda pode usá-la para lavar o chão, por exemplo.
2. Quando for construir ou fazer obras em casa, opte por sistemas que ajudem a evitar desperdício, como a reutilização da água do banho para a descarga ou espaços para armazenamento da água da chuva (água captada pode ser usada para a limpeza de carros e calçadas e para a irrigação de jardins). Coloque redutores de caudal nas torneiras. Opte também por autoclismos que tenham duas opções de descarga.
3. Lembre-se que não usa apenas a água que consome directamente para beber, cozinhar ou limpar - todos os produtos que usa foram produzidos recorrendo ao consumo de água. Tente pesquisar os números e opte por aqueles têm um impacto menor e consuma apenas quando necessário. Esse consumo de água tem o nome de Pegada Hídrica.
4. Economize água no dia-a-dia. Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes, se ensaboa no banho ou desfaz a barba. A mesma regra quando lavar a louça.
5. Verifique os gotejamentos da sua casa, tanto em canos como em torneiras. Fazer consertos e manutenção regulares evita o desperdício de água.
6. Cuidado com o tempo que fica no chuveiro. Banho de imersão, é de evitar sempre que possível.
7. Faça uma limpeza prévia das louças, retirando o máximo de resíduos sólidos.
8. Utilize a máquina de lavar louça ou a de roupa apenas quando estiverem com a capacidade máxima. Quando não for possível, regule o nível de água que será usado.
9. Faça o controle da utilização de água pela conta mensal. Aumentos significativos e repentinos podem representar uma fuga. Além disso, é possível ver se medidas de racionamento estão a surtir efeito.
10. Não deite lixo nas ruas. Ele pode acabar contaminando os rios da região.
11. Separe o óleo e entregue para a reciclagem, é que 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

23 Setembro 2019

Parecer (técnico)

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.