Correio do Minho

Braga,

- +

Aproveitamentos de pão

Sobre o alojamento no Ensino Superior

Escreve quem sabe

2014-05-03 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

O pão é um dos alimentos em que ocorrem mais desperdícios a nível nacional e, na sua grande maioria é perfeitamente possível de aproveitar! Veja algumas sugestões:

Congele - se necessita de vários dias para acabar um pão, congele parte dele, tendo o cuidado de o fatiar previamente; descongele algumas horas antes ou use imediatamente, em torradas.

Migalhas frescas - esmigalhe ou moa, depois congele ou guarde as migalhas num contentor estanque ao ar. Perfeitas para cobrir gratinados, macarrão com queijo, estufados, bolos e cupcakes e para panar carne e peixe.

Pão ralado saboroso - depois de usar o forno, com ele ainda bem quente, coloque nele a torrar as sobras de pão, depois moa-as, adicione ervas aromáticas e sal e obtem uma mistura saborosa passível de usar em muitos pratos.

Deliciosa cobertura de gelados - adicione a migalhas de pão torradas, açúcar amarelo, canela em pó, pó de cacao ou coco ralado.

Torradas - prefira a torradeira em detrimento do grelhador sempre que possível pois consome menos energia, para transformar o seu pão ligeiramente duro, numa torrada que é um dos alimentos que dá mais conforto.

Pudim de pão e manteiga - há muitas versões desta receita mas, globalmente, é composta por fatias de pão barradas de manteiga, em camadas alternadas com uma mistura de ovos, leite e açúcar e vai ao forno. Tente barrar com doce de fruta ou creme de limão, adicionando um sabor frutado.

Pudim de pão - adapte a receita doce para prato principal. Faça-o com pão com queijo (e pickles), com tomate, espinafres ou outros vegetais, cubra com uma mistura de leite com especiarias e ovos, num prato fundo de ir ao forno, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno.

Fattoush - popular salada de pão e vegetais do Médio Oriente,. Ingredientes: 5 chávenas de pão torrado em pedacinhos, 2 tomates fatiados, 1 pepino fatiado, 1/4 chávena de salas picada, 1/4 chávena de cebola fresca picada, 1/4 chávena de pimento verde fatiado, ½ alface cortada em pedaços, 3 dentes de alho picados, 1/2 chávena de sumo de limão, 3/4 chávena de azeite, 1/4 chávena de menta fresca picada, sal e pimenta q.b. Preparação: numa grande saladeira, combine a alface, pão, tomates, pepino, cebola e salsa. Adicione o molho: alho, azeite, sumo de limão, e menta. Misture bem.

Recheios - misture pedacinhos de pão com cebolas, ervas aromáticas e temperos diversos para rechear um rolo de carne. Experimente com ingredientes extra como espinafres, salsichas, nozes e passas ou ameixas.

Rolos com frutos secos - se é apreciador de frutos secos, como nozes, caju, avelãs, amêndoas, misture-as com vegetais, queijos e cogumelos e faça equilibradas receitas vegetarianas, temperadas com mel e molho de soja.

Faça o seu próprio pão - é menos provável que desperdice! Faça à mão ou compre uma máquina, que já traz receitas. Se não, encontra muitas na net.

Recupere o pão levando-o ao forno - transforme o pão seco em pão fresco borrifando-o com água e levando-o rapidamente ao forno ou microondas.

Pão com bolor - não é saudável o seu consumo mas não precisa de ir para o lixo! Coloque-o na compostagem.

Pão com ovo - cubra fatias de pão com ovos batidos, frite rapidamente e sirva com a sua cobertura preferida: mel, tomates ou cogumelos, se preferir.

Pudim de pão com morangos e mel de Jamie Oliver - misture os ovos batidos com o leite e um pouco de licor de limão, num prato fundo. Mergulhe na mistura as fatias de pão e escorra o excesso. Polvilhe com açúcar amarelo e leve ao grelhador até cada lado ficar dourado. Polvilhe os morangos com açúcar amarelo e leve ao grelhador até o açúcar dourar. Cubra o pão quente com queijo ricotta e com os morangos e coma com mel, depois de decorado com casca de limão.

Torradas com queijo e geleia - barre levemente um dos lados da fatia de pão com queijo creme e do outro lado com geleia de fruta, antes de mergulhar a fatia em ovos batidos e fritar.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.