Correio do Minho

Braga,

- +

Aproveite os produtos excedentários da época

O amor nos tempos da cibernética

Escreve quem sabe

2014-10-11 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Alguns frutos podem ser guardados de fins de Outono até fins de Inverno. Como regra geral:
- Maçãs de meia estação podem conservar-se de 4 a 8 semanas.
- Maçãs tardias não estão passíveis de ser consumidas até serem guardadas por 4 ou 5 semanas e podem aguentar todo o Inverno.
- As pêras podem ser guardadas de 2 semanas a 3 meses dependendo das condições de armazenamento.
- Os marmelos devem ser consumidos no prazo de 1 mês.

Esta técnica é aplicável, não só a maçãs mas também a pêras, marmelos e nêsperas.
Um local apropriado, que pode ser uma adega, uma garagem, um sótão, desde que seja fresco (temperaturas por volta dos 10.oC para maçãs e ainda mais baixas para pêras), sem geada, ventilado, escuro, ligeiramente húmido e sem roedores.
Procure contentores tais como caixas ou prateleiras de ripas, poliestireno ou papel mâché bandejas ou caixas de madeira rasas. O recipiente ideal irá permitir uma boa circulação de ar dos lados e no topo.

Escolha frutos de tamanho médio, livres de defeito, de preferência com o seu pedúnculo intacto. Os que apanhou um pouco menos maduros, costumam armazenar-se melhor.
Coloque os frutos numa única camada, não se tocando entre si. Maneje-os cuidadosamente para não ficarem “feridao”. Se necessário, as maçãs podem ser empilhadas em cima umas das outras, desde que use um recipiente com lados abertos, que permitam a circulação do ar.

Tente manter os diferentes cultivares separados, pois eles amadurecem a ritmos diferentes. O ideal é manter cultivares de meia estação longe dos de fim de estação, para não acelerarem o amadurecimento destes. Rotule as caixas.
Mantenha as frutas longe de odores fortes que podem contaminá-las, como tintas, fertilizantes, cebolas e alhos.

As pêras podem amadurecer e passar a sua fase mais saborosa de forma rápida, por isso é necessária uma verificação diária. Em condições de armazenamento quente as pêras vão amolecer um pouco quando maduras mas, no armazenamento fresco, a maturação será indicada por uma sutil mudança na cor e elas então precisam de ser levadas para a sala ou cozinha, por um dia ou dois, para amolecerem antes de se comerem.
Confira regularmente o estado dos frutos e retire qualquer peça de fruta danificada para evitar a propagação da doença.

Quando uma bandeja de frutas está a atingir a maturação óptima, remova-a imediatamente do armazenamento pois os gases libertados podem acelerar o amadurecimento dos restantes fruto existentes no espaço.
Medidas adicionais, tais como embalar maçãs individualmente em papel de jornal ou tecido, pode ajudá-los a manter por mais tempo, mas vai ser um obstáculo para inspeção regular.

Se não houver condições de armazenamento disponíveis, pequenas quantidades de maçãs podem ser colocadas em sacos plásticos no frigorífico para armazenar por algumas semanas. Encha um saco com 2-3 kg de frutas, faça vários buracos e dobre a parte superior frouxamente para permitir a circulação de ar.
Armazenar as pêras soltas no compartimento dos vegetais do frigorífico pode ajudar a retardar o amadurecimento até depois daquelas na armazenagem normal terem sido utilizadas.

Receitas com maçã
Porque as que estiverem “tocadas” devem ser rapidamente consumidas, procure receitas com maçãs para todos os seus favoritos - bolo de maçã, crumble de maçã, tarte de maçã, pudim de maçã, .... Há também pratos principais deliciosos com maçãs: peito de frango recheado de maçã, bruschetta com maçã e queijo, puré de maçã a acompanhar carne assada, etc.
Sumo de maçã é uma bebida muito agradável, mesmo que desdobrado com água pois normalmente é excessivamente doce.
Se tiver um secador solar, corte fatias finas de maçã e seque-as pois dá um óptimo aperitivo e snack.
As cascas de maçãs (bem lavadas e sem podridões) podem ser fervidas por 5 minutos em água com um pau de canela - dá uma óptima infusão que pode ser bebida quente ou fria.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.