Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Arquitectos bracarenses vencem concurso

Cancro do Pulmão – de que morrem os portugueses

Ideias

2018-12-04 às 06h00

Paulo Monteiro

Os arquitectos portugueses e, neste caso particular os bracarenses, continuam em alta. Depois de na semana passada ter escrito e elogiado os nossos arquitectos pelos prémios que conquistam além fronteiras, hoje é dia de elogiar os arquitectos bracarenses António e André Cerejeira Fontes, que em parceria com os gabinetes do Arquitecto José Gigante e dos catalães Mestres-Wåge, venceram o concurso internacional para a concepção da estação Flytårnet integrada na extensão do metro de Oslo, capital da Noruega.

Mais um grande reconhecimento além fronteiras e a mostrar que a arquitectura portuguesa está em alta.
Integrada numa zona de forte desenvolvimento da capital norueguesa, com novas zonas de comércio e serviços, habitação e parques verdes, a estação Flytårnet será uma das mais importantes da extensão do metro de Oslo e onde se pretende fazer cidade densa suportada por uma infra-estrutura de transporte muito eficaz - o conceito designado por TOD - Transit Oriented Development.

Da equipa constam, ainda, arquitectos que com José Gigante participaram no projecto Metro do Porto: Adriano Pimenta, que coordenou o desenho das estações enterradas do metro portuense e participou no Metro Pesado de Riade, e Tomás Allen, que geriu projectos do Metro do Porto e coordenou projectos de Metro Ligeiro e de BRT - Bus Rapid Transit, em Abu Dhabi, Emirados Árabes  Unidos.
Só me resta, mais uma vez, dar os parabéns à arquitectura e aos arquitectos portugueses e, em especial, aos bracarenses, por mais um grande projecto ganho!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

12 Dezembro 2018

Reciclar com civismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.