Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Bolsa do Empreendedorismo 2017

A Casa de Chocolate

Ideias

2017-01-28 às 06h00

Vasco Teixeira

A Bolsa do Empreendedorismo 2017, projeto dinamizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, tem por objetivo difundir informação sobre as iniciativas da União Europeia para a promoção do investimento, do crescimento e do emprego e proporcionar a potenciais empreendedores oportunidades para desenvolver as suas ideias, projetos ou empresas.

O Empreendedorismo é o principal motor da inovação, da criatividade, da competitividade e do crescimento económico. Numa Europa empreendedora, a partilha de valor, assente numa cultura organizacional de inovação aberta e baseada em redes de colaboração, contribui para criar um ambiente dinâmico associado ao investimento e ao crescimento económico.

O empreendedorismo e as pequenas e médias empresas (PME) são, particularmente para a economia europeia, a mais importante fonte de criação de emprego e de dinamização dos negócios e da inovação. São as novas empresas, em especial as PME, que geram mais novos postos de trabalho na Europa, sendo responsáveis pela criação de 4 milhões de novos empregos por ano.
Em 2014 a Comissão Europeia (CE) lançou o Plano de Investimento para a Europa que visa eliminar os obstáculos ao investimento, dar visibilidade e prestar apoio técnico aos projetos de investimento e utilizar de forma mais inteligente os recursos financeiros novos ou existentes. O

Plano de Investimento já começou a produzir resultados concretos: 116 mil milhões de euros em novos investimentos mobilizados durante o primeiro ano de vigência.
Os empreendedores dispõem de vários programas da UE e iniciativas nacionais e regionais. A UE implementou o Plano de Ação Empreendedorismo 2020 que visa:
i) incluir o ensino e a prática do empreendedorismo nos programas escolares;
ii) reduzir o tempo necessário para criar uma empresa e obter as devidas licenças;
iii) acesso ao financiamento;
iv) exploração das novas oportunidades de negócio da era digital.

Outro instrumento é o Programa para a Competitividade das Empresas e das PME (COSME) que disponibiliza um orçamento de 2,5 mil milhões de euros para o período 2014-2020. Promover o empreendedorismo é um dos objetivos do COSME, em que as atividades incluem o desenvolvimento de competências e atitudes empresariais, em especial entre os novos empresários, os jovens e as mulheres. Também temos o Programa para o Emprego e a Inovação Social (EaSI) que disponibiliza um orçamento de 920 milhões de euros até 2020. Tem por objetivo apoiar políticas sociais inovadoras, promover a mobilidade dos trabalhadores, bem como facilitar o acesso ao microcrédito e estimular o empreendedorismo social.

A Representação da CE em Portugal tem vindo a desenvolver, nos últimos anos uma importante iniciativa ligada ao estímulo do empreendedorismo nacional: a Bolsa do Empreendedorismo. Pretende difundir informação sobre as iniciativas da União Europeia para a promoção de uma cultura empreendedora com o objetivo de fomentar o empreendedorismo qualificado através de uma forte componente formativa.
Com esta iniciativa, a Representação da CE em Portugal pretende dar visibilidade e oportunidade a empreendedores, em diferentes estádios do ciclo de vida dos seus projetos, de reconhecimento e aprendizagem, assim como facilitar o acesso a entidades e ferramentas que podem marcar a diferença na evolução das suas atividades.

As ações “Bolsa do Empreendedorismo” procuram envolver os diferentes agentes de inovação para dotar as equipas promotoras de projetos de conhecimentos técnicos em diferentes áreas, tais como a proteção da propriedade intelectual, marketing, finanças para não financeiros e técnicas para persuadir investidores.
Qualquer que seja o nível de desenvolvimento da ideia, projeto ou empresa, a Bolsa do Empreendedorismo tem por objetivo proporcionar aos empreendedores oportunidades, contactos e redes de colaboração que permitam passar ao nível seguinte e desenvolver o negócio.

No concurso de 2016 os projetos candidatos deviam corresponder a pelo menos uma das áreas temáticas eleitas pela UE para o Horizonte 2020:
-Saúde, alterações demográficas e bem-estar;
-Segurança alimentar, agricultura sustentável, investigação marinha e marítima e bioeconomia;
-Energia segura, não poluente e eficiente;
-Transportes inteligentes, ecológicos e integrados;
-Ação climática, eficiência na utilização de recursos e matérias-primas;
-Sociedades inclusivas, inovadoras e seguras

Em breve serão apresentadas detalhes as ações para 2017 e respetivos regulamentos para concurso. A Bolsa de Empreendedorismo 2017 será composta por 3 ações:
1- Concurso de Ideias “Elevator Pitch - IdeiasQueMarcam”: pretende proporcionar a empreendedores potenciais e já estabelecidos a oportunidade de apresentarem uma ideia de negócio a profissionais de topo de instituições que financiam, acompanham e apoiam a criação de novos projetos, com a atribuição de várias ferramentas de suporte aos projetos: incubação, mentoria, serviços e prémios monetários;
2- Evento “Bolsa de Empreendedorismo”: um dia preenchido por comunicações de parceiros institucionais, numerosas apresentações no contexto de workshops temáticos e uma área de exposição e interação com representantes de mais de 30 entidades parceiras;
3- Concurso “Canvas. ProjetosQueMarcam”: pretende proporcionar a empreendedores potenciais ou já estabelecidos a oportunidade de apresentar uma ideia de negócio num formato simples e acessível, com a atribuição de várias ferramentas de suporte aos projetos: incubação, mentoria, serviços e prémios monetários.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

24 Maio 2019

Vote

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.