Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Carros eléctricos: faltam postos de carregamento

Como se faz uma amizade permanecer?

Carros eléctricos: faltam postos de carregamento

Ideias

2020-01-14 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O incentivo à compra de carros eléctricos tem sido enorme, apesar dos preços serem proibitivos para a maioria das carteiras portuguesas. Mas é uma aposta e uma boa aposta que o Estado está a fazer para bem do ambiente e para ajudar a salvar um planeta cada dia mais doente. Aliás, a venda de carros eléctricos ligeiros de passageiros em Portugal subiu 69% em 2019 face a 2018, de 4.073 para 6.883 unidades, contrariando a tendência do mercado automóvel nacional, que caiu 2%. Os dados são da ACAP - Associação Automóvel de Portugal, que refere ainda que a venda de ligeiros eléctricos em 2019 foi de 7.096 veículos, dos quais 6.883 de passageiros e 213 de mercadorias. Mas para a aposta ser cada vez mais positiva é preciso, também, apostar fortemente nos postos de carregamento e ‘reconfigurar’ muitos que estão abandonados ou em mau estado.

É que, apesar da aposta na compra e do número de carros eléctricos ter vindo a aumentar, Portugal é dos países da Europa que mais precisa de investir em postos de carregamento de veículos eléctricos, passando dos atuais mil postos para 20 mil em 2025. Estes dados estão num estudo da responsabilidade da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), de acordo com o qual Portugal é o sétimo país europeu com mais necessidade de investir em postos de carregamento de veículos eléctricos. A T&E diz que o país precisa de 40 mil postos de carregamento até 2030. A nível europeu são necessários cerca de três milhões de postos, para alimentar os 44 milhões de veículos eléctricos que são necessários para que a União Europeia se torne neutra em emissões de gases com efeito de estufa até 2050. Ou seja: ainda há muito trabalho a fazer, pela frente, para além de se pensar em começar a baixar no preço dos veículos eléctricos....

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Janeiro 2020

Pacto Ecológico Europeu

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.