Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Como aproveitar cascas de banana

Eleições legislativas: programas e programas

Escreve quem sabe

2016-01-09 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

A banana é rica em potássio e a casca é rica em fibras - que auxiliam no bom funcionamento do intestino; tem luteína - um antioxidante que protege os olhos contra a exposição ultravioleta e combate a catarata, tem ferro, cálcio, zinco, proteínas, lipídios, potássio, sódio, hidratos de carbono, vitaminas A, B2, C e E e outros nutrientes, que fazem bem à pele e cabelo.
1. Polimento de calçado: os produtos que se usam para preservar e dar brilho aos sapatos e botas muitas vezes podem causar irritação nos olhos e na pele, dependendo do nível de contato. Como alternativa use a casca da banana pois os seus componentes preservam a pele do calçado do mesmo modo e ainda reduz o desperdício. Basta esfregar a parte interior da casca contra a superfície do sapato e depois lustrar com um pano macio. E para finalizar, faça a compostagem da casca.
2. “Suplemento” para plantas: coloque casca de banana no liquidificador na proporção de 1 parte de casca de banana para 5 partes de água e triture. Use esse “suco” de casca de banana para regar as plantas.
3. Tire riscos de CD's e DVD's: é só esfregar no risco, polindo e depois lavar com detergente e água.
4. Retirar verrugas: passando a parte branca (quase) todos os dias, num mês livra-se de todas e sem remédios!
5. Esfoliante: Coloque açúcar na casca da banana e esfregue-a suavemente no corpo. Depois, basta enxaguar no banho.
6. Doce de Casca de Banana: 5 copos de cascas de banana, bem lavadas e picadas; 2 1/2 copos de açúcar. Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do lume, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe arrefecer. Bata as cascas e o caldo no liquidificador e passe por coador grosso. Junte o açúcar e leve novamente ao lume baixo. Mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela.
7. Pão de Casca de Banana: 6 bananas com casca; 1 chávena (chá) de água; 1 chávena (chá) de leite desnatado; ½ chávena (chá) de óleo; 30 g de fermento fresco; ½ kg de farinha de trigo; ½ pitada de sal; 1 ovo. Bater as cascas de bananas e a água no liquidificador. Juntar o óleo, os ovos e o fermento e bater mais um pouco. Acrescentar a farinha, o sal e o açúcar e misture. Por último, colocar na massa as bananas em rodelas. Colocar a massa numa forma untada com margarina e farinha de trigo. Deixar crescer até dobrar de volume e levar a forno pré-aquecido.
8. Brigadeiro de Casca de Banana: 3 cascas de banana em tiras; água; 1 chávena de chá de açúcar;2 colheres de sopa de margarina; 4 colheres de sopa de farinha de trigo; 1 chávena de chá de leite morno; 1 chávena de chá de leite em pó; 2 colheres de sopa de chocolate em pó; 1 chávena de chá de chocolate granulado. Numa panela, coloque as cascas de banana com o açúcar e cozinhe até ficar pastoso. Acrescente os demais ingredientes, exceto o chocolate granulado, e mexa até desprender do fundo da panela. Coloque num prato e deixe arrefecer. Faça bolinhas, passe-as no chocolate granulado e coloque-as em forminhas apropriadas.
9. Bife de casca de banana: 6 cascas de banana madura; 1 chávenas de pão ralado; 1 chávena de farinha de trigo; 3 dentes de alho; sal a gosto; 2 ovos. Lavar bem as bananas e cortar as pontas. Retirar as cascas na forma de bifes, sem as partir. Amassar o alho, juntando o sal, esfregar as cascas das bananas nesse molho. Passar as cascas das bananas na farinha, nos ovos batidos e, por último, no pão ralado. Fritar em óleo bem quente, deixando dourar os dois lados e servir quente.
10. Bolo de casca de banana: 2 chávenas (chá) de casca de banana madura; 3 chávenas (chá) de farinha de trigo; 2 ½ chávena (chá) de açúcar; 5 colheres (sopa) rasas de margarina; 2 colheres (sopa) de fermento em pó; canela em pó para polvilhar; 4 claras em neve; 4 gemas. Bater no liquidificador as cascas de banana com ½ chávena (chá) de água. Reservar. Na batedeira, colocar a margarina, as gemas e o açúcar, batendo até ficar homogénea. Misturar as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento. Por último, bater as claras e misturar, polvilhando com canela antes de ir ao forno. Levar ao forno em forma untada, por 30/35 min.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

17 Setembro 2019

Deixar a semente germinar

16 Setembro 2019

Quem espera, desespera

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.