Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Conselhos para poupar energia (1)

Saldos com novas regras

Escreve quem sabe

2012-02-14 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Geral
- Coloque contadores owl, o mostrador digital indica exactamente que electricidade consome em casa em determinado momento, que quantidade de CO2 é emitida e o quanto afecta a sua conta de electricidade. Estes contadores inteligentes poderão ajudar a reduzir o consumo de electricidade até cerca de 25%.
- Instale um contador bi-horário, com tarifa eléctrica mais económica nas horas de vazio, e concentre os seus consumos ocasionais nesses períodos (lavagens de roupa e louça, passagens de roupa a ferro, etc.). Veja mesmo se lhe compensa o tri-horário.
- Invista em painéis solares ou em outro equipamento associado a uma forma de energia renovável.
- Se for comprar electrodomésticos prefira os classificados com letra A (ou mesmo A+ e A++, no caso de frigoríficos e combinados), em termos de eficiência energética.
- Em electrodomésticos que possuam filtros (máquina de lavar roupa ou loiça, secador de roupa, aspirador), mantenha os filtros limpos pois o esforço é menor e a eficiência aumenta (o secador pode gastar mais 30% quando tem o filtro sujo!).
- Desligue o transformador do telemóvel da tomada quando não estiver em uso.
- Antes de adquirir equipamentos eléctricos, procure o Rótulo Ecológico Europeu, que atesta o bom desempenho ambiental do produto - desde a fase de fabrico até ao seu fim de vida.
- Prefira aparelhos combinados, têm menos energia incorporada e consomem menos energia do que os dois aparelhos separados.
- Compre um carregador inteligente - procure “dV” na etiqueta, reduzem o consumo de energia para o mínimo assim que o aparelho está carregado.

Stand-by (modo de espera)
Alguns aparelhos consomem energia mesmo estando desligados. Por exemplo, alguns monitores ligados consomem 90W, em stand-by (espera) consomem 15W e desligados consomem 5W. É aconselhável que se desligue todo o equipamento das tomadas, ou em alternativa ligar os aparelhos a uma tomada eléctrica com interruptor (power-strip), que consome 1 a 3 W, mas que é preferível ao consumo total dos aparelhos que se ligarem a estas tomadas, que pode atingir os 75 W. Assim evita-se o consumo desnecessário de energia, e também se previne uma eventual sobrecarga que pode acontecer quando a electricidade volta após uma falta de energia.

Estima-se que o consumo anual médio em stand-by para cada lar português seja de 377 kWh/ano.

Máquina de lavar roupa/louça
- Na compra de uma máquina de lavar escolha uma que seja bitérmica (duas fontes de aquecimento) de forma a poder utilizar a água aquecida pelo painel solar.
- Procure uma máquina de roupa com uma rotação elevada do tambor, assim retirará muita água da roupa, reduzindo a necessidade de secador.
- Economize água e energia lavando a quantidade máxima de roupa/louça indicada pelo fabricante.
- Utilize preferencialmente programas a baixas temperaturas, uma vez que a maior parte da electricidade gasta é para aquecer a água.
- As peças que se encontram particularmente sujas, ponha antes de molho, em água com detergente.
- Retire com um talher os restos de alimentos de forma a poder utilizar um programa com menor duração e temperatura.

Máquina de secar roupa
- Se a máquina de secar tem um dispositivo de medição da humidade, use-o, pois este irá desligar-lhe a máquina quando as roupas estiverem secas.
- Seque os tecidos leves e os pesados em separado, desta forma terá toda a roupa seca em simultâneo.
- Aproveite, sempre que possível, para pôr a roupa a secar ao ar.

Ferro de Engomar
- Procure utilizá-lo o menor número de vezes possível. O ferro de engomar deve ser ligado, de preferência, quando houver uma grande quantidade de roupa para passar.
-Se engomar grandes quantidades, em vez de usar o dispositivo de vapor, use o borrifador. Evite os ferros de engomar com caldeira pois consomem muito mais energia.
- Utilize a temperatura correcta para cada tipo de tecido.
- As roupas mais delicadas devem ser passadas primeiro.
- Desligue o ferro um pouco antes de terminar.
- Se for das pessoas que se esquece do ferro ligado, compre um que se desliga ao fim de uns minutos, para evitar acidentes e consumos desnecessários.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

15 Outubro 2019

Outubro um mês associativo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.