Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Conselhos para poupar energia (3)

A avestruz risonha que tocava Strauss

Escreve quem sabe

2012-03-13 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Aquecimento da Água

- Na construção de uma casa isole sempre as tubagens de água quente para reduzir as perdas de calor. Coloque a caldeira ou esquentador perto do local onde usará a água, pela mesma razão.
- Escolha o termoacumulador mais adequado às necessidades de água quente (cerca de 60 litros por pessoa).
- Para evitar a necessidade de temperar a água, reduzindo assim os consumos de gás/electricidade e água: no caso de esquentador regule o fluxo de gás e do caudal de água e no caso de termoacumulador, a temperatura do termóstato não deverá estar acima dos 60ºC (neste caso a utilização de uma válvula misturadora termostática aumenta a comodidade e reduz os consumos).
- A utilização de chuveiros eficientes e a redução do tempo nos duches, ajudam a reduzir o consumo de recursos.
- Utilize alternativas renováveis como colectores solares térmicos. Estes sistemas são capazes de reduzir até 80% da energia necessária para o aquecimento das AQS (Águas Quentes Sanitárias).
- Desligue o termoacumulador quando não for necessária água quente e ligue-o antes da utilização recorrendo a relógios programados.
- Prefira um duche em vez de um banho de imersão, que gasta muito mais água e energia e feche a torneira ao ensaboar-se.
- Na chaleira aqueça só a água que vai consumir.
Iluminação
- Utilize as lâmpadas economizadoras: fluorescentes tubulares e as fluorescentes compactas. Embora mais caras, emitem a mesma luz, podem durar 8 a 10 vezes mais e economizam até 80% de energia. Ou então as LED (light emission diode - díodo emissor de luz) cada vez mais comuns e 100 vezes mais eficientes.
- As lâmpadas compactas estão à venda em diferentes espectros de luz, dependendo do objectivo:
Azul - simula a luz do dia (boa para actividades de minúcia, leitura, bordado, etc.).
Vermelho - para cozinhas, casas de banho e garagens.
Verde - produz uma luz quen-te, como as das lâmpadas incandescentes.
As lâmpadas têm o mesmo aspecto e é sinalizado na caixa qual o espectro que emitem.
- Prefira a luz natural (adapte a disposição da sala, quarto, etc.) e mantenha os vidros das janelas limpos.
- Desligue a iluminação sempre que desnecessária.
- Utilize lâmpadas com a po-tência adequada às necessidades do local e utilização, mantenha as lâmpadas limpas e seleccione bem os quebra-luzes, pois podem absorver 50 a 80% da luz.
- É aconselhável usar lâmpa-das de alta potência para ler. Uma lâmpada de 100w consome o mesmo que quatro de 25w, mas emite quase o dobro da luz.
- Coloque as lâmpadas nos cantos pois as paredes (nomeadamente as de cor clara!) reflectirão mais luz do que se a lâmpada estiver colocada no meio da parede.
- As paredes e tectos escuros absorvem mais luz. Com cores claras, nas paredes e tectos, conseguirá o máximo de iluminação com menor número de candeeiros acesos à noite e de dia com os cortinados abertos, essas cores tornam a sala mais luminosa.
- Se puder, abandone a iluminação total de uma divisão. É mais eficiente usar lâmpadas individuais.
- Coloque tubos solares - tubos com uma superfície interior super-reflectora para dirigir a luz do exterior para áreas interiores, tais como corredores, cozinhas ou quartos de banho.
- Instale detectores de presença divisões tais como garagens, despensas e corredores, de modo que as luzes se acendam ao detectar a presença de uma pessoa mas se apaguem logo que ela saia.
- No exterior, sempre que possível, coloque candeeiros solares.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

15 Outubro 2019

Outubro um mês associativo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.