Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Conselhos para poupar energia (4)

A avestruz risonha que tocava Strauss

Escreve quem sabe

2012-03-27 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Isolamento
- Escolha materiais com um valor de resistência térmica (R) alto, mais obstará à entrada (ou saída) do calor do edifício.
- Coberturas: O correcto isolamento das superfícies pode reduzir até 30% do consumo de energia. Utilize placas de poliestireno extrudido (roofmate), lã de rocha, etc., para isolar a laje ou telhados da sua habitação.
- Plante um ‘telhado verde’- Cada vez mais as pessoas criam telhados verdes, plantando vegetação nos telhados. Os telhados verdes fornecem um óptimo isolamento. As plantas absorvem as radiações solares, impedindo-as de entrar no edifício. Reduzem igualmente o escoamento das águas pluviais, melhoram a qualidade do ar. Poderá reduzir o aquecimento do edifício e fazer baixar as despesas até 50%.Ou faça mesmo um jardim vertical.
- Paredes exteriores: na construção de uma casa aplicar sempre isolamento contínuo, no interior da parede dupla ou no exterior da parede, de poliestireno expandido (esferovite), poliestireno extrudido (wallmate) ou outro material isolante (lã de rocha). A aplicação exterior é recomendada nas remodelações dos edifícios. Se isolar o pavimento do rés-do-chão, poderá reduzir as perdas de calor até cerca de 25%.
- Pontes térmicas (vigas, pilares, intersecção com lajes, ombreiras de portas e janelas): Quando o isolamento é efectuado em parede dupla, é necessário isolar as pontes térmicas de modo a evitar o aparecimento de humidade e manchas de bolores localizadas, devido às condensações. Se o isolamento for contínuo pelo exterior, já não há necessidade de isolamento adicional para as pontes térmicas.
- Calafetagem: cerca de 15% da energia que se utiliza no aquecimento e arrefecimento da casa perde-se através das frinchas de portas e janelas, com um pau de incenso ou uma vela, verifique a calafetagem. Depois isole as frinchas.
- Coloque colchas ou tapeçarias nas paredes que dão para o exterior.
- Disponha tapetes no chão em vez de usar o soalho nu.

VERÃO - pretende-se diminuir os ganhos solares, potenciar o arrefecimento e a ventilação - e abrir as janelas para facilitar a circulação do ar. Fachadas a:
- Norte: não necessita de fechar os estores (porque praticamente não existe incidência directa dos raios solares), mas deverá abrir as superfícies envidraçadas para promover a ventilação natural dos compartimentos, contribuindo para a qualidade do ar interior.
- Este: deverá fechar os estores durante a manhã, podendo manter as superfícies envidraçadas abertas para a circulação de ar.
- Sul: deverá fechar os estores a partir das 13h até ao pôr-do-sol, evitando a incidência directa dos raios solares, podendo manter as superfícies envidraçadas abertas para a circulação de ar.
- Oeste: deverá fechar os estores durante o período da tarde, podendo manter as superfícies envidraçadas abertas para a circulação de ar.

INVERNO - pretende-se potenciar os ganhos solares, evitar as perdas de calor e as infiltrações de ar e o efeito da acção do vento - garantindo sempre a renovação do ar.
- Norte: fechar os estores logo a meio da tarde para evitar perdas térmicas. A ventilação dos compartimentos não deve ser descuidada de modo a garantir a qualidade do ar interior.
- Este: deverá abrir os estores no período da manhã, podendo manter as superfícies envidraça-das abertas para a circulação de ar.
- Sul: deverá manter os estores abertos sempre que haja sol, para que os seus raios incidam sobre a superfície envidraçada promovendo o aquecimento do compartimento. Deverá fechá-los assim que deixar de haver sol para evitar perdas térmicas.
- Oeste: deverá abrir os estores durante o período da tarde, podendo manter as superfícies envidraçadas abertas para a circulação de ar.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

15 Outubro 2019

Outubro um mês associativo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.