Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Conselhos para uma melhor Primavera

Cimeira da Acção Climática: “ainda não é tarde”...

Escreve quem sabe

2015-04-25 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Em breve o seu jardim estará de novo repleto de cor. Mas para que tal se torne realidade é necessário levar a cabo um conjunto de operações:
- tenha em conta que parte das raízes pode pegar-se às paredes dos vasos. Bata no fundo do recipiente para se despegarem antes de extrair o torrão. Poderá regar o vaso no dia anterior de forma a sair em bloco, sem esboroar.
- uma alternativa ao relvado para não ter de regar nem cortar, são as plantas rasteiras: Arthemis, Acaena e Thymus, entre outras.
- prepare as floreiras, grandes vasos e outros recipientes do terraço para a plantação. Aplique substrato do ano anterior junto do pé das árvores para corrigir o solo. Verifique a drenagem e faça uma correta mistura de cultivo. A mais adequada, normalmente, é composta por 50% de terra vegetal, 40% de húmus e 10% de areia de rio.
- sempre que possível faça buracos grandes para plantar. É sempre um bom conselho para o melhor enraizamento. E os furos que foram regados antes da plantação proporcionarão humidade para que as raízes se mantenham confortáveis.
- a sombra depois da plantação favorece o enraizamento das plantas. Plantar em dias nebulosos é óptimo. Também pode criar pequenos toldos com papel ou tela para que a espécie recém-plantada goze de sombra nos primeiros dias.
- não se prive de plantar herbáceas de flor ou arbustos com pouca raiz junto das grandes árvores com raízes superficiais. Verifique previamente se as herbáceas em causa gostam de sombra.
- agrupe as plantas do jardim por necessidades de água. Crie zonas de alta, média e baixa necessidade de água. Assim, reduz o consumo e sobretudo evita que muitas espécies morram por excesso ou carência de água.
- se o jardim tem muros de pedras ou rochas de grandes dimensões, plante nesses locais espécies que gostem de pedras: Sedum telephium, Sempervirum tectorum ou Saxifraga arendsii, que prometem excelente resultado.
- instale uma bordadura em redor do relvado para melhorar a estética e delimitar a superfície. Existem bordaduras em madeira, metal ou plástico. Enterre-as a 20-30 cm deixando cerca de 10 cm à superfície.
- se alguma zona do solo se encharca com facilidade, faça drenagem do terreno.
- recolha bagas de cotoneaster, azevinho e esquimias, por exemplo, para semear de imediato. Faça sementeiras em vasos individuais, protegidos na estufa.
- coloque etiquetas para identificar as sementes que colocou nas bandejas de multiplicação, assim como nas plantas que se encontram no terreno. Marque as etiquetas com tinta resistente à água. As etiquetas podem ser pauzinhos de gelado (de madeira), reutilizando-os. E as “bandejas de multiplicação” podem ser as embalagens de cartão dos ovos.
- substitua as trepadeiras nas zonas que apresentam queimaduras solares da época anterior. Isto pode suceder com as heras expostas ao sol pleno, que pode substituir por madressilvas ou jasmins. Amarre os rebentos com cordel flexível.
- está na altura de se converter à jardinagem e agricultura biológica. Comece por fazer compostagem com os resíduos da cozinha e do jardim. Para isso compre ou construa um compostor
- deve adubar bem as sebes, juntando matéria orgânica numa cova paralela ao alinhamento. No maciço de rosas, uma pá de composto por exemplar. No jardim de rochas, uma capa de 2 cm de húmus em toda a superfície.
- comece a manter no terraço um cantinho com espécies aromática e culinárias. O melhor é começar pelas mais robustas: alecrim e alfazema, bem como salsa e coentros.
- construa um relógio de sol, para decorar o seu jardim.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

23 Setembro 2019

Parecer (técnico)

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.