Correio do Minho

Braga, quarta-feira

“Construir ANEIS na Europa”

Uma carruagem de aprendizagens

Escreve quem sabe

2018-12-04 às 06h00

Cristina Palhares

“Construir ANEIS na Europa” foi um dos projetos vencedores do concurso público de ideias ‘EUbraga, EUropa’ desenvolvido pelo Município de Braga, no âmbito da campanha ‘Cities4Europe – Europe for Citizens’ da rede EUROCITIES, que, nas palavras do Sr. Presidente da Câmara de Braga, Dr. Ricardo Rio assume particular importância “numa altura em que se avizinham as eleições europeias e em que se verifica um crescente afastamento dos jovens em relação aos ideais europeus”. O projeto desenvolvido pela nossa delegação de Braga irá promover a cidadania europeia e incentivar os jovens a participar ativamente na vida política local, nacional e europeia através de tertúlias, workshops e expressões artísticas.

Na apresentação do mesmo, Ana Beiramar (psicóloga e colaboradora da ANEIS), enfatizou a importância que os cidadãos assumem no processo de construção da Europa, sendo por isso fundamental incentivar a população e, em particular, os jovens, a participarem ativamente na vida política local e europeia, promovendo desta forma a cultura e diversidade europeias. A ANEIS é uma instituição reconhecida como Centro de Talento Europeu (European Talent Centre) e integrada na ETSN – European Talent Support Network. Deste modo, é notável a articulação estreita com outros países da Europa e a oportunidade para a troca de ideias e experiências entre diferentes intervenientes.

Com este projeto, a ANEIS pretende assim construir “ligações” estreitas com a cidade de Braga e a Europa e ainda sensibilizar para a importância da cidadania europeia. Mais especificamente pretende-se: Sensibilizar as crianças e jovens para a cidadania europeia, através da arte pública, da dinamização de jogos pedagógicos e da realização de atividades de debate, tertúlias, entre outras; Promover os valores e deveres da cidadania europeia; Contribuir para a vida política local e europeia; Promover o diálogo e partilha de experiências e ideias entre as crianças e jovens; Contribuir para o desenvolvimento de competências nas crianças e jovens, nomeadamente competências de literacia em informação, competências de literacia digital e competências pessoais. As atividades poderão traduzir-se nas seguintes iniciativas: Utilização de plataformas online; Seminários, tertúlias e workshops; Laboratórios humanos; Debates; Atividades de arte pública; Visita ao Parlamento Europeu; Apresentação do projeto em sessão pública. Pretende-se que todas as atividades sejam planeadas e executadas pelas crianças e jovens, em articulação com os monitores da Associação e eventuais parceiros do projeto.

A diversidade das atividades propostas, assim como o foco nas diferentes formas de arte, prende-se com a intenção de comunicar de forma expressiva os conceitos e ideias-chave, chegando de forma mais próxima à população. Entretanto, e porque entendemos que a cidadania europeia só se constrói se alinhada com as prioridades globais para a Agenda 2030 da ONU assinada por mais de 190 países, tomamos o compromisso de adotar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que pretendem criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promovendo a prosperidade e o bem-estar de todos, protegendo o ambiente e combatendo as alterações climáticas.

Os 5 P’s do Desenvolvimento Sustentável, uma reunião feliz em 5 vertentes que encerram todas as dimensões, objetivos e estratégias da Agenda 2030 de uma forma positiva, estão na génese e servirão de pano fundo às atividades que iremos desenvolver e para as quais desde já convidamos a comunidade educativa.

1. PESSOAS – erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade – que as nossas crianças e jovens tomem consciência.

2. PROSPERIDADE – garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza - que as nossas crianças e jovens tomem consciência.

3. PAZ – promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas - que as nossas crianças e jovens tomem consciência.

4. PARCERIAS – implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida - que as nossas crianças e jovens tomem consciência.

5. PLANETA – proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras - que as nossas crianças e jovens tomem consciência. O projeto “Construir ANEIS na Europa” será assim uma aposta no envolvimento, na participação, na busca de soluções, no desenvolvimento pessoal e social, permitindo que a ANEIS faça jus a Alejandro Jodorowsky “Sua verdadeira responsabilidade social é semear consciência”. Com isto nos comprometemos!

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

11 Dezembro 2018

O conceito de Natal

10 Dezembro 2018

Como sonhar um negócio

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.