Correio do Minho

Braga,

- +

Design fora de portas

Escrever e falar bem Português

Design fora de portas

Voz às Escolas

2019-04-03 às 06h00

Manuel Vitorino Manuel Vitorino

No dia 1 de abril, à noite, foi inaugurada a exposição “Design fora de portas, que estará patente ao público até ao próximo dia 22, no rés do chão dos antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo.
Trata-se de uma mostra dos trabalhos produzidos pelos alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos do Curso Profissional de Design de Equipamento, da Escola Secundária de Monserrate, no âmbito das disciplinas de formação técnica deste curso.
Para o efeito, os alunos foram desafiados, pelos seus professores, a desenvolverem produtos concetuais, centrados na exploração de várias técnicas. Por exemplo, na elaboração de pósteres alusivos a figuras associadas ao 25 de abril, na utilização de técnicas de sobreposição de imagens e conjugação de escolas, recorrendo à fotografia e às aplicações informáticas de edição e tratamento de imagens e do design gráfico.
Outra componente estruturante dos trabalhos apresentados centra-se na produção de elementos decorativos, como estantes, cabides, candeeiros, bancos e outro mobiliário, tendo por base a preocupação com a sustentabilidade ambiental, através da reciclagem de objectos e materiais. Os produtos finais atendem a essa preocupação e conjugam, sabiamente, a criatividade, a simplicidade, o sentido estético e a funcionalidade. Sem pretensiosismos para além dos aspetos pedagógico-didáticos.
Numa altura em que os domínios de articulação e flexibilidade curricular estão na ordem do dia, esta exposição vem demonstrar, o muito que já fazíamos neste domínio, a intencionalidade educativa que agora podemos acrescentar e reforçar, mas também aspetos evidentes nos trabalhos, como a educação para a cidadania e para uma verdadeira inclusão - porque todos os alunos participam neste trabalho coletivo.
Finalmente, acrescento oura dimensão crucial desta iniciativa: a abertura da exposição trouxe os alunos e os pais a este espaço nobre da cidade; a senhora vereadora de Educação da Câmara Municipal honrou-nos com a sua presença valorizando o trabalho dos alunos e dos docentes; a escola saiu da sala de aula e da oficina para mostrar-se à comunidade tal como é, muito mais que visões redutoras da prevalência de testes e exame e outros lugares comuns que enviesam os discursos.
O desafio é que passem por lá!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

16 Setembro 2019

Sejam bem-vindos!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.