Correio do Minho

Braga, terça-feira

Dia Mundial dos Correios

Dar banho às virgens

Ideias

2018-10-09 às 06h00

Paulo Monteiro

Tudo começou em 1969 quando a União Postal Universal decidiu comemorar o Dia Mundial dos Correios. E o dia é comemorado hoje, 9 de Outubro, porque é o dia do aniversário da União Postal Universal, que ‘nasceu’ em 1874, na Suíça. A UPU é uma organização internacional de que fazem parte os serviços postais de quase 200 países e tem sede em Berna, na Suíça. Não significa, por isso, que o serviço de correio só tenha aparecido há 144 anos... longe disso. Mas o dia é importante e merece ser referido. Em Portugal os Correios existem desde 1520 e, também por essa razão, o dia de hoje marca o lançamento da emissão comemorativa dos ‘500 anos do Correio em Portugal 3.ª série: Objectos de correio através dos tempos’. Mas não só... marca, também, a entrega dos prémios do concurso ‘A Melhor Carta 2018’, um concurso, que promove e fomenta a escrita postal, instituído anualmente pela União Postal Universal, e em Portugal organizado pela ANACOM e pelos CTT. Uma excelente iniciativa, já que o hábito da carta se vai perdendo com as novas tecnologias e num mundo cada vez mais digital.

E porque falamos em Correios, o Museu das Comunicações editou um livro cujo título é ‘Vencer a distância - cinco séculos dos Correios em Portugal’. Aqui podemos ler e conhecer a história dos nossos correios, do primeiro dia até à actualidade...
Sabia que tudo começou no dia 6 de Novembro de 1520, em que o rei D. Manuel I, publicou a Carta Régia que criava o ofício de Correio-Mor, entregando a gestão deste ao seu Cavaleiro Luís Homem? Na altura o serviço de Correio-Mor era público, isto é, qualquer cidadão, mediante o pagamento de uma quantia, podia utilizá-lo.
É este o início de uma história que vale a pena ler!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

13 Novembro 2018

Braga Capital

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.