Correio do Minho

Braga,

- +

Dicas para a lavagem da roupa

Sobre o alojamento no Ensino Superior

Dicas para a lavagem da roupa

Escreve quem sabe

2019-05-04 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Poderá estar a gastar até 150 euros por ano, para manter as suas roupas limpas, não incluindo detergentes. A família média faz mais de cinco lavagens por semana. Confira algumas das maneiras fáceis de evitar desperdiçar energia quando proceder às lavagens.
Reduza os custos de energia da sua máquina de lavar de roupa
Está a equacionar a compra de uma nova máquina de lavar roupa? Fique atento ao logotipo Energy Saving. As máquinas de lavar roupa recomendadas são classificadas como A para eficiência energética, eficiência de centrifugação e desempenho na lavagem.

Lavar a roupa a 30.C, em vez de temperaturas mais elevadas, utiliza cerca de 40% menos energia. Pós de lavagem e detergentes modernos funcionam com a mesma eficácia em temperaturas mais baixas, a menos que tenha a roupa muito suja, tenha isso em mente. Se estiver muito suja coloque essas peças previamente de molho, em água com detergente, que depois poderá aproveitar para limpar a sanita.
Espere por uma carga completa. Aguarde até que tenha uma carga completa antes de colocar a lavar - duas meias cargas usam mais energia do que uma única carga completa.
Desligue na tomada. Certifique-se de que a sua máquina esteja desligada da corrente quando não estiver em uso. Se alguma luz estiver acesa, a máquina ainda estará a consumir eletricidade.
Tente minimizar a lavagem desnecessária, pendurando as roupas ao ar depois de usá-las, para que possa tirar o máximo proveito de cada item antes de lavá-lo de novo.

Reduza os custos de energia da sua secadora
Seque no estendal. Economize energia ao secar as roupas no estendal sempre que possível, mesmo em dias secos de inverno, em vez de usar a secadora. As roupas vão ficar menos enrugadas e economizará dinheiro também.
Se tiver que usar uma secadora, não seque por mais tempo do que o necessário - pois desperdiça energia. Além disso poderá obrigar ao acréscimo de consumo de energia e tempo que corresponde ao engomar da roupa.
Aproveite ao máximo a máquina de lavar a roupa. Centrifugar as roupas no ciclo de centrifugação mais alto da máquina de lavar roupa irá remover o máximo de água possível, para que elas sequem mais rapidamente no estendal ou na secadora. O ciclo de centrifugação da sua máquina de lavar roupa consome menos energia em comparação com o ambiente de secagem a seco.
Pensa comprar uma nova secadora? Fique atento ao logo Energy Saving - isso garante que está a comprar um dos equipamentos elétricos mais eficientes energeticamente disponível no mercado.
Se tiver uma máquina de lavar roupa que é simultaneamente secadora, certifique-se de não usar acidentalmente a função de secadora quando não precisar dela.
Certifique-se de que os filtros da sua secadora de roupa estão livres de cotão. Ajudará a secar eficientemente.

Reduza a carga. Separe as roupas lavadas por espessura para se certificar de que apenas as que precisam ser secas na máquina sejam incluídas no ciclo de secagem.
Realize manutenção regular de ambas as máquinas. Melhore a qualidade da lavagem e secagem executando a manutenção regular sugerida no manual, como a limpeza da gaveta do distribuidor e do filtro de cotão.
Quantas vezes mandamos para lavar a roupa duas ou até 3 vezes seguidas porque simplesmente as nódoas não saíram ou ficaram com resíduos de detergentes! Veja criteriosamente a roupa antes de a colocar na máquina, de forma a detetar nódoas e as tratar antes da lavagem geral e prefira detergente líquido ou dissolva o pó (principalmente se for usar em roupa escura) num pouco de água antes de o colocar na máquina.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.