Correio do Minho

Braga,

- +

Dicas para uma vida mais sustentável

O amor nos tempos da cibernética

Escreve quem sabe

2014-12-06 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Sempre que possível, não use o carro, mas sim a bicicleta ou ande a pé e ainda poupa no ginásio e em medicação.
Uma boa regra é manter o motor abaixo das 2500 rpm (gasolina) ou 2000 rpm (gasóleo). Use o cruise control para manter a velocidade. Pode reduzir o consumo até mais de 30%.

Se vai comprar um carro novo, se é para usar em espaço urbano, opte por um híbrido ou eléctrico. Se usa o carro normalmente em grandes viagens na autoestrada escolha um a gás. Se vai adiar mais uns tempos a substituição da viatura e se a sua é já antiga e consome muito faça uma eco-condução, evitando arranques e travagens bruscas.

Se tem uma criança para levar e trazer da escola, organize um pedibus com os vizinhos e levem-nos em fila indiana, com um progenitor à frente e outro atrás, alternando os dias.
Se vai ferver água para um chá, aqueça só a quantidade que necessita!
Use um testo no tacho ou panela, quando cozinhar, pois poupará em cada refeição.
Mude gradualmente para lâmpadas de baixo consumo ou mesmo LED.

Use sensores de presença, reguladores de luminosidade, ou temporizadores para reduzir o consumo energético.
Se tem um termoacumulador (vulgo cilindro eléctrico) verifique se está devidamente isolado. Aproveite e verifique também a tubagem até às torneiras. Muitas das casas não precisam de nada mais a não ser um bom isolamento para cortar 30% das contas com aquecimento. Verifique o isolamento do telhado, paredes exteriores e pavimento térreo.

Verifique frinchas nas janelas e portas, buracos junto a canalizações ou equipamentos eléctricos pois por eles podem ocorrer grandes trocas de calor, implicando maiores consumos energéticos.
No início da época sangre os radiadores para lhes retirar o ar que reduz a eficiência.
Coloque reflectores entre as paredes exteriores e os radiadores. E verifique que não coloca móveis que absorvam calor (tais como sofás) entre o radiador e a sala a aquecer.

Durante a estação fria mantenha as cortinas e persianas abertas das janelas viradas a Sul, de forma a aproveitar todo o sol possível e feche-as durante a noite.
Desligue os ventiladores de cozinha ou quarto de banho 20 minutos depois do último cozinhado ou banho.
Se usa máquina de lavar loiça interrompa o programa quando chegar à secagem e seque a loiça ao natural.

Em média, os electrodomésticos gastam cerca de 11% da electricidade consumida numa casa, quando aparentemente desligados. Conecte-os a uma tomada com corte de corrente e ligue só quando deles necessitar.

Desligue o computador e monitor quando não estiver a usar. Se pensa comprar um computador opte por um portátil pois consome muito menos energia.
Tome banhos de chuveiro e curtos (5 minutos) com redutores de caudal instalados. Deixe os banhos de imersão para ocasiões especiais.
Ligue as máquinas de lavar loiça e roupa só quando estiverem cheias.

Em vez de procurar um artigo para oferta que pode nunca vir a ser usado, disponha do seu tempo, ajudando na decoração, na jardinagem, numa grande limpeza ou arrumação!
Produza o seu próprio composto pois é completamente gratuito se o fizer em pilha.
Meta o bichinho da jardinagem nas suas crianças atribuindo-lhes um pequeno talhão da sua horta e termine com a guerra para comerem vegetais e ainda aproveite essa comida barata.
Se está à procura de algum artigo com tempo, esteja atento a feiras de trocas e vendas de objectos em 2.ª mão pois poderá encontrar o que procura e por uma pechincha!

Reduza os custos com as limpezas. Adicione sumo de limão, cristais de soda cáustica, bicarbonato de soda ao cesto das compras e tenha as superfícies limpas e sem manchas, tubos desentupidos e as torneiras a brilhar.
As bibliotecas não emprestam só livros, também emprestam CD e DVD. Aproveite!
Abandone as fraldas descartáveis e passe para as reutilizáveis modernas… muito diferentes das “da velha guarda”.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.