Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Do normal ao raro...

Braga - Concelho mais Liberal de Portugal

Do normal ao raro...

Ideias

2019-03-12 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Já experimentou observar com atenção todas as pessoas que estão à sua volta, num restaurante, num café, num bar ou numa pastelaria? Qual a percentagem de pessoas que não comunica presencialmente? Quantas estão ao telemóvel, usando as redes sociais? Pois, a resposta é mesmo essa: muitas. Hoje em dia quase não há diálogo, o uso e abuso do telemóvel, das redes sociais e plataformas similares, são um exagero... Até há quem esteja a almoçar ou a beber um copo com os amigos e que ao mesmo tempo coloque no instagram 30 segundos do mundo que o rodeia, por exemplo. E há aquelas amigas que saem à sexta-feira à noite e saboreiam uma cerveja durante horas mas sem tirar o olhar do telemóvel e sem trocar uma única palavra... Pois, tudo isto é frequente.

Toda esta minha descrição para chegar ao inverso: estar num restaurante simpático, acolhedor, e encontrar um grupo de quatro jovens, estudantes de medicina, a conversar durante o almoço. Uma hora, duas horas, três horas, sempre a conversar. Sabem quando utilizaram o telemóvel? Nenhuma vez. Lindo. Lindo por serem jovens e mais lindo ainda quando nas mesas ao lado se passava o inverso, silêncio vocal e um sonoro tocar de teclado... Por isso digo que aquilo que devia ser normal, é hoje raro.

De facto muitas vezes não há mesmo diálogo.
E termino com alguma piada à mistura... um autor desconhecido escrevia algures por todo o mundo global da World Wide Web algo assim: “hoje fiquei sem internet e tive que passar o dia com a minha Família. Parecem boas pessoas”.. É caso para perguntar: será ironia, será piada ou será realidade?

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

27 Março 2024

Os bobos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho