Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Eleições legislativas: programas e programas

As Bibliotecas e a preservação dos jornais

Eleições legislativas: programas e programas

Ideias

2019-09-17 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

As eleições legislativas estão à porta. No Minho batem--se recordes de partidos e movimentos que concorrem às eleições de 6 de Outubro. Em Braga são 21 para elegerem um total de 19 deputados, enquanto que em Viana do Castelo são 20 para eleger seis deputados. Braga acaba por ser um dos distritos mais apetecíveis para os partidos mais pequenos que anseiam eleger algum deputado fora dos dois grandes centros, Lisboa (47) e Porto (39). Todos estão na estrada a apregoar ao voto e a sustentarem porque são melhores que os outros mediante um programa. Ora... bem sabemos que praticamente ninguém lê os programas eleitorais dos partidos e muitos votam por aquilo que dizem ou já por convicções e ideologias políticas fortes, independentemente de quem esteja à frente do partido em questão.

Mas nesta altura da campanha e até 4 de Outubro todos saem à rua para prometer. A maior promessa e que é generalizada diz respeito aos aumentos de salários e às reduções dos impostos. Vamos ver se assim será... Cá estamos para ver e observar num imenso mar de promessas. Mas também há aquelas promessas que são feitas e que não têm qualquer sentido. Nessas é que não devemos mesmo ir atrás. Cheiram a populismo, a demasiado populismo e não são possíveis de concretizar. O mesmo é dizer: um voto deitado ao lixo, mesmo que a intenção seja de protesto. Mas há mais: era bom mesmo ler os programas dos partidos, coligações ou movimentos. Há alguns que só lendo algumas páginas nos dão a ideia clara do que são: hoje deixo o alerta: o 25 de Abril trouxe-nos a liberdade de voto, por isso não o desperdice. Vote bem, em consciência. E vote. Não fique em casa a ver os outros decidirem por si!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.