Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Escrever e falar bem Português: Um item complicado

A responsabilidade de todos

Escrever e falar bem Português:  Um item complicado

Escreve quem sabe

2018-10-21 às 06h00

Cristina Fontes Cristina Fontes

Os erros de acentuação são muito frequentes. Na maior parte das vezes, acontecem por desconhecimento das regras. Acresce, ainda, que algumas regras mudaram “recentemente” com o Acordo Ortográfico de 1990.
A palavra “item” é grave, acentuada na penúltima sílaba. As palavras graves terminadas em -em e -ens não são acentuadas graficamente. Por isso, títulos de jornais como: “Núvens têm papel essencial” (https://www.dn.pt/dossiers /ciencia-e-tecnologia/missao-marte/noticias/interior/nuvens-tem-papel-essencial-1004853.html, acedido em 15 de outubro de 2018) ou anúncios de páginas como: “Ilha do Pico coberta com núvens” (https://www.tripadvisor.pt/LocationPhotoDirectLink-g189137-d10200935-i215814079-Serra_de_Santa_Barbara_Lookout-Angra_do_Heroismo_Terceira_Azores.html, acedido em 15 de outubro de 2018) contêm erros de acentuação.

Aproveito para lembrar que a formação do plural da palavra “item” segue a norma geral da palavras terminadas em –m: este passa a -n e acrescenta-se um -s, tal como sucede em viagem/viagens ou imagem/imagens.
A palavra “items” é o plural em inglês e não existe em português. Não se compreende, pois, que a página da Galp, escrita em português, refira “items” em vez de “itens” (https://casa.galp.pt/ajuda, acedido em 18 de outubro de 2018).
Por falar na língua inglesa, não há razão para pronunciar o -i inicial como [ai], pois não é essa a pronúncia da vogal em português. A pronúncia “aitem” é descabida, pois a palavra “item” tem origem no advérbio latino “item”, com o significado "da mesma forma" ou "também" e é usado em enumerações ou listas. Em português, esta palavra pode significar "artigo" ou "uma das partes de algo" e pode ser pronunciada, com mais aproximação ao latim, marcando a pronúncia do -m ou seguindo a regra geral para as palavras graves terminadas em –m, como em viagem, ou imagem. (Fonte: Dicionário Flip).
Outra palavra, várias vezes erradamente escrita com acento, é “proibido”.

Este título: “Alimentar pombos é proíbido e pode dar multa. Sabia?” (“https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/alimentar-pombos-e-proibido-e-pode-dar-multa-sabia-342648, acedido em 17 de outubro de 2018) deveria dar direito a multa. Assim como este: “Capítulo Proíbido de Pedrógão. O fumo também mata” (https://ionline.sapo.pt/tags/Cap%C3%ADtulo-pro%C3%ADbido, acedido em 17 de outubro de 2018).
Termino com uma regra de acentuação modificada pelo novo acordo ortográfico. Todas as palavras graves com o ditongo -oi na sílaba tónica deixam de ser acentuadas graficamente (joia, boia, heroico – mas não herói, pois é aguda).
Para rever as antigas regras da acentuação e conhecer as novas, aconselho a consulta do Portal da Língua Portuguesa, disponível em: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

19 Março 2024

O fim da alternância

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho