Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Estaleiros Navais de Viana do Castelo: 75 anos...

Parecer (técnico)

Estaleiros Navais de Viana do Castelo: 75 anos...

Ideias

2019-06-04 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Faz hoje 75 anos que foi fundada a empresa Estaleiros Navais de Viana do Castelo, no âmbito do programa do Governo para a modernização da frota de pesca do largo. Os primeiros sócios foram técnicos da construção naval do Porto e de Lisboa e ligados a empresas da área da pesca do bacalhau. Construção de navios de pesca de longo curso, ferry-boats e até navios de guerra fizeram parte da história da construção naval. História com altos e baixos até aos dias de hoje. Agora com gestão privada está virada para o sucesso, basta ver os grandes navios ali construídos e cujas inaugurações andaram por toda a comunicação social.

Mas ninguém se esqueceu da história dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, entretanto extintos a 31 de Março de 2018. Ontem mesmo estreou, no Teatro Municipal Sá de Miranda, um documentário intitulado ‘CASA ENVC Instantes e Memórias’, realizado por Elisabete Pinto, Flávio Cruz e Luís Lagadouro. O trabalho, com 60 minutos de duração, “reúne rostos e testemunhos de protagonistas da empresa que a partir da segunda metade do século XX se tornou uma referência social de Viana do Castelo e do Alto Minho”, como referiu Elisabete Pinto, presidente da Direcção do Teatro do Noroeste-CDV. Sem dúvida uma excelente homenagem já que o objectivo é “guardar para sempre as histórias de vida incríveis que ouvimos na primeira pessoa e partilhá-las. São histórias só conhecidas pela família mais próxima” de 18 dos mais antigos trabalhadores dos extintos estaleiros de Viana do Castelo.
Parabéns. A história é sempre para preservar e guardar como um património único da cidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.