Correio do Minho

Braga,

Europeias: recenseamento ‘versus’ abstenção

O silêncio não erra

Ideias

2019-05-21 às 06h00

Paulo Monteiro

Hoje voltamos às eleições europeias, ao recenseamento de residentes no estrangeiro, que passou a ser automático e à abstenção. Todos estão interligados e é por isso que é muito importante todos votarmos no próximo domingo, dia 26 de Maio. São perto de 10,7 milhões de eleitores que podem votar nas eleições para o Parlamento Europeu. O número de eleitores residentes no estrangeiro passou de menos de 300 mil, nas eleições de 2014 para 1.431.825, resultado do processo de recenseamento automático. Deste total de cerca 1,4 milhões, 583.680 são residentes fora da Europa e 848.145 estão inscritos como residentes na Europa, segundo os dados publicados no ‘site’ da Secretaria Geral da Administração Interna.

Estão também registados 10.751 cidadãos de outros países da União Europeia, o que também constitui um aumento em relação aos 8.981 inscritos para as anteriores eleições. Ora o que significam estes números? Significam que há mais de um milhão de novos eleitores devido ao recenseamento automático, mas que a grande maioria, provavelmente, não irá votar... Só este facto pode fazer aumentar - e muito - a abstenção, apesar de comparado com 2014 até podermos ter mais gente a votar. Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, a abstenção em Portugal atingiu o número recorde de 66,2%... e nós não queremos que estes números se voltem a repetir, tanto mais que a onda de populismos e extremismos está aí.?A Europa tem cada vez mais partidos nacionalistas e 10 deles já governam... É por isso que o nosso e todos os votos são importantes. Dia 26 de Maio é dia de votar!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.