Correio do Minho

Braga, sábado

Famalicão é o seu lugar

Menina

Ideias

2019-03-14 às 06h00

Augusto Lima

Proporcionar a cada um dos visitantes do nosso concelho momentos únicos e experiências marcantes e diferenciadoras é o principal propósito da Estratégia do Turismo de Vila Nova de Famalicão.
Este é um documento fundamentado nos seguintes pressupostos:
i) o facto de o Turismo ser uma atividade económica que, tal como outras, deve contribuir para a vitalidade económica do território, nomeadamente através do crescimento do número de empresas instaladas e do emprego;
ii) a constatação de que Portugal e a Região Norte, em particular, vive um momento auspicioso ao nível da atração de visitantes (em 2018, o Norte registou 4,5 milhões de hóspedes, sendo que o crescimento do número de turistas vai manter-se até 2030);
iii) a convicção de que Vila Nova de Famalicão possui características que, bem trabalhadas, poderão ser complementares à oferta existente na região;

Sob o lema ‘Famalicão, o seu lugar’, a estratégia entretanto delineada, e agora apresentada, não é, não poderia ser e não será nunca um documento fechado. Estará em permanente atualização, aberto a sugestões e contributos. É, contudo, resultado de um trabalho que consultou a estratégia do turismo nacional e regional e que envolveu os agentes locais na sua construção. Podemos, por isso, afirmar que as linhas orientadoras para esta nova fase do concelho são reflexo das suas forças e das suas oportunidades.

Estamos a realçar o que temos e o que somos – os nossos produtos, as nossas tradições, a nossa gastronomia, o nosso acervo museológico, os nossos eventos, a nossa cultura, a nossa pujança industrial –, num trabalho em rede. Sabemos que só com partilha e cooperação se consegue escala e dimensão e se obtêm ganhos ao nível da promoção e do marketing.

Valorizar o património cultural e paisagístico, dignificar a boa cozinha regional, os produtos endógenos e os vinhos, promover a animação e os eventos e aproveitar a força industrial e empresarial de Vila Nova de Famalicão. Estes são os pontos-chave para a nova estratégia, que assenta em quatro eixos: touring cultural e paisagístico, gastronomia e vinhos, turismo industrial e de negócios, animação turística e eventos.
Definido o âmbito e concertadas as principais áreas, surge a apresentação de produtos com valor acrescentado e diferenciadores e que confiram robustez a esta estratégia. Aspeto sempre a ter em conta na conceção desses produtos é um cruzamento de polos de interesse, que designamos como ‘triângulo de sucesso’: animação cultural / produtos locais / agentes locais.
‘Dias à Mesa’, o primeiro produto que apresentámos, pretende enaltecer e capitalizar o que de melhor Famalicão tem ao nível da gastronomia e restauração. É um exemplo a replicar noutros produtos que iremos apresentar.

A Rota Camiliana e a Rota Industrial Têxtil são outras das apostas para 2019. Se no primeiro caso o objetivo é claro e passa por contribuir para a divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, com o segundo o que se quer alavancar é a diferenciação do nosso concelho pela sua força industrial, ligando a indústria do setor têxtil e do vestuário e os centros tecnológicos, e afirmando a marca “Famalicão Cidade Têxtil”.
Em suma, Famalicão tem condições para se atrever a ser uma cidade com potencialidades turísticas. Para tal, é necessária cooperação e interação entre todos os atores de promoção turística.
Não queremos comparar-nos seja com quem for. Tão pouco ser alternativa. Queremos antes proporcionar uma oferta complementar. Por isso é que selecionamos estas áreas que, de alguma forma, nos trazem diferenciação relativamente a outras cidades. Julgo que temos aqui uma oportunidade de sermos diferentes e de nos posicionarmos favoravelmente face aos outros.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

18 Julho 2019

Jacques Delors

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.