Correio do Minho

Braga, quinta-feira

‘Guerra’ aos plásticos...

Era uma vez um ano letivo!

Ideias

2019-01-15 às 06h00

Paulo Monteiro

As notícias surgem todos os dias e já todos sabemos da praga que são os plásticos e no lixo que fazem e que estragam cada vez mais o ambiente. De facto, é um assunto na ordem do dia e que nos devemos preocupar cada vez mais. Por isso, e em primeiro lugar, devemos ser nós a reduzir ao máximo o uso dos plásticos, para que assim a poluição seja menor. É que actualmente os plásticos constituem já 85% do lixo encontrado nos mares de todo o Mundo... Já tenho referido isto várias vezes e digo sempre que isso também significa que os plásticos acabam por chegar aos nossos pulmões e, possivelmente, prejudicar a nossa saúde. É que eles aparecem na nossa mesa, na nossa alimentação sem darmos por ele, sob a forma de micro-plásticos presentes no ar, na água e nos alimentos.

Por isso todas as iniciativas são bem vindas: já sabemos das leis produzidas pela União Europeia, pelo Governo, que proíbe garrafas, sacos e louça de plástico na administração pública; na própria Universidade do Minho, que através dos serviços de Acção Social eliminam 90 mil copos de plásticos, substituindo-os por copos de papel nas máquinas de vending de café, ou até mesmo a Agere que, ainda na última Noite Branca apresentou os eco-copos; copos reutilizáveis que permitem reduzir a pegada ecológica e manter a cidade limpa. Tudo ideias excelentes. A última surgiu recentemente e foi-nos dada pelo grupo de teatro Krisálida, de Caminha, que vai promover “uma guerrilha” anti-plástico’. Para isso utiliza o palco e as marionetas de plástico apanhado nas praias do Minho para sensibilizar toda a gente, desde os mais novos aos mais velhos, para a poluição que causa o plástico nos nossos mares. Uma ideia simples mas excelente. Todos estão de parabéns e todas as boas ideias são bem vindas...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.