Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Há 100 jovens por cada 153 idosos em Portugal

Muro de Gelo

Há 100 jovens por cada 153 idosos em Portugal

Ideias

2019-10-22 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Os indicadores da população portuguesa continuam a preocupar, e muito. Há cada vez mais idosos e cada vez menos jovens no nosso país. Segundo dados de 2018 existem actualmente 153 idosos para 100 jovens, em Portugal (dados calculados com idosos a terem 65 anos ou mais e os jovens menos de 15 anos). Os dados foram revelados em mais um relatório da Pordata tornado público pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, com edição deste mês de Outubro e com o título ‘Retratos de Portugal na Europa’. O primeiro capítulo diz respeito à população e mostra-nos números interessantes e que merecem uma profunda reflexão. Portugal é, ainda, o 12.º país da União Europeia com mais população residente: 10.283.822 pessoas.

Somos mais do que em 1960. Mas em todos os países existiu crescimento, com excepção da Hungria, Bulgária e Letónia que têm menos habitantes, mantendo o mesmo número a Croácia e a Letónia. Voltando aos idosos, os números dizem-nos que a média europeia é de 128 idosos por 100 jovens e que Portugal ocupa a terceira posição, logo atrás da Itália e da Alemanha, os dois países com a população mais envelhecida da Europa. Mais alguns dados interessantes: a população estrangeira aumentou de 2006 a 2018, 4,1%. Em 2018 a diferença entre nascimentos e óbitos foi de -25.980 (continua a perda de população) e os nascimentos fora dos casamentos aumentaram 54,9% (dados de 2017). Aliás, em todos os países da União Europeia este número aumentou e em todos há mais nascimentos fora do matrimónio...
Outras realidades e outras vidas!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.