Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Igreja do Bom Jesus faz hoje anos

Muro de Gelo

Igreja do Bom Jesus faz hoje anos

Ideias

2019-10-23 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Faz hoje 208 anos (1811) que ficou concluída a Igreja do Bom Jesus, hoje Património Cultural Mundial da UNESCO (foi elevada a Basílica, com proclamação solene a 5 de Julho de 2015). É um dos primeiros edificios neoclássicos do país e uma das grandes obras do arquitecto Carlos Amarante (nasceu em Braga a 29 de Outubro de 1748 e morreu no Por- to a 22 de Janeiro de 1815. Tem uma grande obra no país e, em Braga, onde destaco a igreja do Pópulo e a igreja da Santa Casa da Misericórdia, no largo que hoje tem o seu nome). Mas voltemos ao Bom Jesus. A sua história foi brilhantemente retratada pelo Arcebispo de Braga em variadíssimas ocasiões. Mas numa particularmente que me chamou a atenção: na Conferência sobre o Bom Jesus na Academia Portuguesa de História, a 23 de Maio do ano passado. Neste seu discurso fala do ‘Bom Jesus do Monte: das suas origens a Património Mundial’.

Uma leitura que aconselho e que nos fala das construções antepassadas à actual Basília do Bom Jesus. “(...)A primeira pedra seria colocada no dia 1 de junho de 1784, coincidindo com a tradicional festividade e romaria do Espírito Santo. A devoção ao Espírito Santo ficou sempre ligada a este espaço. Trata-se de um dado muito curioso atendendo a que, infelizmente, é uma devoção com insignificante presença na Arquidiocese. A partir desta data, o Santuário foi ampliando os seus espaços onde, para além de outros elementos carregados de grande sentido místico e ascético, emergem as 19 capelas onde os diversos passos da paixão do Senhor são representados de um modo icónico muito rico e interpelativo.” Termino assim, com este pequeno excerto do discurso de D. Jorge Ortiga, com forma de homenagear aquele que é de facto, o grande ex-libris da cidade de Braga: o Bom Jesus!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.