Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

“inForma-te!”

Igreja do Bom Jesus faz hoje anos

“inForma-te!”

Voz às Escolas

2019-04-08 às 06h00

Jorge Saleiro Jorge Saleiro

Os momentos mais decisivos na vida de um aluno ocorrem quando tem de decidir o seu futuro. Tipicamente, no caso do ensino não superior, essas escolhas são feitas do nono para o décimo ano e na conclusão do ensino secundário.
Por isso, as escolas têm vindo a procurar dar respostas às questões que alunos e famílias colocam quando são confrontados com esta inevitabilidade de escolher um curso para o futuro.
Se em alguns casos os alunos já têm uma ideia do que querem, muitos são os que vivem a angústia de tomar a melhor decisão, que sofrem a pressão de selecionar um rumo que poderá moldar irreversivelmente o seu futuro.
Assim, as escolas têm procurado organizar-se de forma a ajudar alunos e famílias neste processo.

Através dos seus Serviços de Psicologia e Orientação, as escolas vão prestando informações sobre os possíveis caminhos que poderão ser trilhados no 10º ano e após o 12º ano. Estas intervenções decorrem de forma continuada ao longo do ano letivo e vão ajudando a formar uma consciência sobre qual a melhor escolha para cada caso em particular.
Para além deste trabalho individualizado, junto dos alunos, as escolas procuram outras formas de complementar este trabalho, sempre com o objetivo de alunos e famílias tomem decisões informadas e responsáveis.
Em sintonia com este propósito, a título de exemplo, o Agrupamento de Escolas de Barcelos irá realizar na Escola Secundária de Barcelos o evento “inForma-te!” no próximo dia 2 de maio.
Este evento, que resulta de uma evolução de iniciativas realizadas nos anos anteriores, irá proporcionar aos alunos do nono ano e do décimo segundo ano a possibilidade de tomar contacto com a realidade das escolhas que poderão fazer.

Para os alunos do nono ano, estrão disponíveis espaços e atividades alusivos aos cursos profissionais e científico-humanísticos. Para além deste contacto direto com a realidade dos cursos e com a sua vertente prática, estes alunos poderão, ainda, ouvir palestras de divulgação dos cursos e de contacto com alunos e ex-alunos da escola, nas quais a partilha de conhecimentos, experiências e conselhos constituirão uma preciosa mais-valia para o momento da decisão.
Para além da escolha do futuro próximo, ou seja, o curso para o ensino secundário, a estes alunos serão prestadas informações e orientações sobre as opções disponíveis, profissionais ou prosseguimento de estudos, aquando da saída do ensino secundário.

Aos alunos do décimo segundo ano serão disponibilizadas, igualmente, palestras diversas sobre as escolhas que estão à sua disposição após a realização dos exames nacionais.
Para além destes momentos orientados para temas concretos, estará disponível no bloco principal da Escola Secundária de Barcelos uma Mostra de Oferta Formativa de instituições de ensino superior, Universidades, Institutos Politécnicos e Forças Armadas, que se fazem representar de norte a sul do país.
Em traços gerais, será assim que, no dia 2 de maio, o Agrupamento de Escolas de Barcelos irá proporcionar informação extra aos alunos que se encontram em fase de decisão do seu futuro. Mas não se esgotará aqui o esforço de proporcionar aos alunos a melhor orientação possível.

Recuperação e adaptação de um projeto já existente no Agrupamento de Escolas de Barcelos, a Academia do Rio (a Escola Secundária de Barcelos é mais conhecida como Escola do Rio) irá juntar alunos, durante três dias, em atividades práticas dos diversos cursos profissionais (Auxiliar de Saúde, Desporto, Animador Sociocultural, Apoio à Infância, Gestão de Equipamentos Informáticos e Eletrónica, Automação e Computadores), proporcionando a todos os alunos interessados o contacto direto com os recursos disponíveis para cada curso, matérias e humanos.

Durante estes três dias, os alunos poderão frequentar as instalações da Escola Secundária de Barcelos (espaços desportivos, laboratórios, oficinas, salas específicas e restantes valências), bem como envolver-se em atividades práticas relativas a esses mesmos cursos.
Todos os esforços não são demais para proporcionar aos nossos jovens a melhor e mais completa informação disponível para que esta fase tão complexa e desafiante que é decidir sobre o futuro resulte em escolhas acertadas e gratificantes, que tornem a sua vida, na escola e fora dela, mais realizada e feliz.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.