Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Mobilidade mais sustentável

Igreja do Bom Jesus faz hoje anos

Escreve quem sabe

2010-05-28 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

As deslocações de pessoas e bens são um dos principais responsáveis pelo excesso de emissões de gases com efeito de estufa, que estão na origem das alterações climáticas. Por outro lado, o excesso de automóveis no interior dos centros urbanos tem vindo a criar graves problemas de qualidade do ar, com consequências preocupantes na saúde pública. Assim, cada vez mais, a contribuição de cada cidadão para uma mobilidade mais sustentável é essencial, começando desde logo pela utilização dos transportes colectivos e, preferencialmente, por andar a pé e de bicicleta. Se tiver mesmo de utilizar o automóvel siga as nossas sugestões e contribua para um ambiente mais saudável:

- Se o veículo vai estar parado mais de 30 segundos, desligue-o.
- Não faça acelerações bruscas pois consomem mais combustível.
- Mude sempre que possível para uma mudança superior.
- Varie o menos possível a velocidade antecipando as condições de tráfego.
- Não deixe o veículo parado para aquecer o motor, pode fazê-lo em andamento.
- A mais de 80 km/h não conduza com as janelas abertas pois implica um aumento do consumo de combustível.
- O ar condicionado representa um consumo acrescido que pode atingir 20% pelo que deve ser usado apenas quando realmente necessário.
- Em grandes deslocações viaje em horas com temperaturas amenas para evitar o uso do ar condicionado.
- Ao entrar na viatura num dia quente não ligue logo o ar condicionado, circulando primeiro com todas as janelas abertas para renovar o ar e só depois deverá accioná-lo.
- Após o arranque a frio o consumo de combustível é mais elevado pelo que deve evitar utilizar o automóvel para trajectos curtos e conduzir de forma muito moderada nos primeiros quilómetros.
- Não leve peso desnecessário na bagageira e no tejadilho do veículo.
- Rentabilize o uso do automóvel reunindo as necessidades de deslocação de várias pessoas para além das do condutor, nomeadamente com colegas de trabalho.
- Uma manutenção adequada no automóvel de acordo com as instruções do fabricante é essencial pois geralmente está associada uma redução de consumo de combustível.
- A escolha de pneus de qualidade e que, em segurança, reduzam a resistência são um factor muito importante na redução do ruído e na poupança de combustível.
- Uma pressão dos pneus inferior em 0,5 bar aumenta o consumo de combustíveis em 5% e provoca um desgaste acelerado dos pneus.
- Sempre que não tenha demasiada pressa em auto-estrada reduza a velocidade. Conduzir a 120 km/h em vez de a 100 km/h representa um aumento de consumo de 20%.
- Ao abastecer não produza derrames de combustível. Prefira as horas mais frescas para evitar a evaporação do combustível.
- Mantenha sempre o motor do carro afinado, pode reduzir o consumo.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

22 Outubro 2019

Mitos na doença mental

22 Outubro 2019

Voltar ao início

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.