Correio do Minho

Braga, sábado

Mundo rural e os BIORESÍDUOS, o caminho da sustentabilidade

Plástico - Pequenos passos no caminho certo

Ideias

2018-09-19 às 06h00

Pedro Machado

O município de Braga, através do pelouro de Ambiente, realizou nos últimos dias, a Semana do Mundo Rural e das Freguesias, à qual a Braval se associou, com um espaço na área pedagógica.
A Braval abrange uma área geográfica extremamente rural, em que as atividades rurais e agrícolas são ainda muito essenciais para a economia da região.
De facto, apesar de Braga nas últimas dácadas, ter tido um desenvolvimento económico, tecnológico, científico e industrial muito grande, através de grandes centros académicos e científicos, como a Universidade do Minho, IPCA e o INL, ou empresariais, como a Bosch ou Aptiv, que alavancaram e alavancam muitas atividades subsidiárias, o Mundo Rural continua a ter grande força, como se verificou na Semana do Mundo Rural e das Freguesias.
O setor da agricultura continua a ser de enorme importância no nosso país e, sobretudo, na nossa região.
Para além dos agricultores, temos muitas pessoas que cultivam a horta para consumo próprio nas nossas aldeias e há cada vez mais pessoas interessadas nesta área, com a criação das hortas urbanas ou até mesmo, nas varandas e terraços.

Estas hortas, por si só, evitam a produção de grandes quantidades de resíduos, pois quem consome estes produtos não os compra embalados no supermercado. Por outro lado, outros resíduos domésticos são aproveitados para compostagem ou para alimentação dos animais.
As tradições rurais são por si mesmas sustentáveis e amigas do ambiente. No entanto, o evento serviu também para explorar novas atitudes no ambiente rural que promovem a sustentabilidade da nossa agricultura, como é o caso da agricultura biológica e da compostagem doméstica.

A Braval, na sua Central de Valorização Orgânica, a jusante, tem um projeto de compostagem dos biorresíduos. Apesar da sensibilização e incentivo que é feito para a compostagem doméstica, esta não é possível em todas as casas. Assim, é essencial que se pense na recolha seletiva dos BIORESÍDUOS. É fundamental termos, os resíduos orgânicos devidamente separados dos restantes Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).
A compostagem é importantíssima para a fertilização dos nossos solos, para a sustentabilidade da agricultura. Por isso, cada vez mais, a população terá de fazer o esforço, a obrigação de separar os resíduos orgânicos dos restantes RSU, para além da óbvia separação das embalagens para reciclagem, através dos ecopontos.

Os biorresíduos devem chegar devidamente separados à CVO, para aumentar a qualidade do composto e sua consequente valorização, de modo a podermos apostar, cada vez, na agricultura sustentável.
Uma das formas de agricultura sustentável é a agricultura biológica que tem vindo a ser uma aposta cada vez mais certeira. Apesar dos produtos gerados poderem ter uma qualidade inferior em termos de aparência e serem um pouco mais caros, tornam a alimentação mais saudável e natural pois não utilizam pesticidas.

Ora numa sociedade que, cada vez mais, valoriza a saúde e o retorno aos produtos tradicionais, os produtos biológicos acrescentam valor e poderão ser um nicho de mercado em crescimento.
Arrisco-me a dizer que o mundo rural não está a desaparecer, mas a ressurgir, adaptando-se aos tempos atuais, continuaremos a preservar e a criar novas tradições.
Terminando, volto a dar ênfase à qualidade do composto, há que fazer urgentemente a recolha seletiva de biorresíduos não só para termos melhor compostagem, mas também, mais embalagens para reciclar e, assim, conseguir cumprir as metas do PERSU 2020, que é 10% de resíduos biodegradáveis, em aterro.
Ajude-nos, Ajudando-SE!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.