Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Natal sustentável e solidário

A avestruz risonha que tocava Strauss

Escreve quem sabe

2014-12-20 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

É cada vez mais frequente o aparecimento de iniciativas ou campanhas que procuram juntar causas com relevância social, com o intuito de atrair pessoas ou entidades que, de outra forma, poderiam não estar tão sensíveis a uma dada mensagem. Desde as campanhas da Assistência Médica Internacional (AMI), com a recolha de radiografias, tonners, cartuchos e óleos alimentares, da campanha de recolha de tampinhas de plástico e oferta de cadeiras de rodas, até à associação entre a Sociedade Ponto Verde e a luta contra o cancro da mama, várias têm sido as iniciativas.

Promover um melhor ambiente está imbuído de um sentido de solidariedade, mesmo quando não está associado a nenhuma causa específica, pois ao trabalhar-se em prol do ambiente faz-se para o bem comum, permitindo à sociedade que possa ter uma vida mais saudável e equilibrada e que possa deixar para as gerações futuras um legado sustentável. É assim um contributo solidário intra e inter-geracional.

Iniciativas destas permitem poupar recursos naturais e económicos, ajudando o ambiente, as entidades que estão no terreno a dar apoio social, as famílias que beneficiam e até as empresas/entidades ou os cidadãos, que encontram assim uma boa solução para algo que, de outra forma, seria um problema ao qual teriam que dar solução.

Se trabalha numa entidade que tem bens em bom estado para doar, se possui em sua casa bens que já não utiliza e que podem ser reutilizados, ou se quer comprar mas não faz questão que seja novo, contacte:
- Associação Remar Portuguesa - Braga
Rua Conselheiro Lobato, 505, Braga, remarnorte@remar.pt http://www.remar.pt/lojas-solidarias
- Despertar - Associação de Reinserção Social
Rua Conselheiro Januário, 9, Braga, tf. 253618063, tm. 933606601, despertar_braga@hotmail.com, www.despertar.pt
- Ponto Vermelho
Rua Francisco Machado Owen, 152, Braga, pontovermelho-brg@gmail.com
- Cáritas Arquidiocesana de Braga
Rua dos Falcões, s/n, Braga, tf. 253263252, geral.caritasbraga@gmail.com www.caritas.pt/braga
- Kid to kid
Rua do Raio, 9, Braga, tf. 253215379, http://www.kidtokid.pt/braga
- Livraria Fernando Santos (Alfarrabista)
Rua dos Chãos 121, Braga, tf. 253271962, mail@livrariafernandosantos.com, http://www.livrariafernandosantos.com/
- Second Hand Shop - Antiguidades
Largo São Tiago 15, Braga, tf. 253615601
- Amor à segunda vista
Rua de Janes 7, Braga, tm. 913650134
- Angels Formula, Associação
Praça do Comércio 27/32, Braga, 253092423, angelsformula@gmail.com
Ou então dê uma volta por:
- Braga Urban Market - no 2.º sábado de cada mês, Largo Carlos Amarante, Braga, com chuva nos claustros da rua do Castelo, http://www.bumarket.pt/
- Mercado do Centro - Feira de Artesanato - no 1.º sábado do mês, no Jardim da Senhora-a-Branca, Braga
- Feira de Velharias e Antiguidades de Braga - 1.º domingo do mês, Claustros da Rua do Castelo, Braga

Mas, estando o Natal já muito próximo, se ainda não comprou os presentes porque não sabe o que oferecer, nós damos-lhe uma ajuda! Presenteie os seus amigos com 'prendONGAs' e apoie a conservação da Natureza em Portugal! A Rocha, a ALDEIA, a ATN - Associação Transumância e Natureza, o Grupo Lobo, a LPN - Liga para a Protecção da Natureza, a Quercus e a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves levam a cabo a Campanha das PrendONGAs para o Natal de 2014.

Esta campanha compila um conjunto de possibilidades de presentes relacionados com a conservação da Natureza e da Biodiversidade, reunindo sete Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA) nacionais em torno de dois objectivos comuns: levar o tema da conservação da Natureza, nas suas mais diversas facetas, ao seio das famílias e grupos de amigos e angariar fundos para a realização de projectos relacionados com esta temática. Consulte em http://www.youblisher.com/p/1041577-Catalogo-prendONGAs-2014 o Catálogo de PrendONGAs - Natal 2014, seleccione a prenda mais adequada e contacte a respectiva associação! Seja original e ofereça presentes para um futuro sustentável!
As associações reunidas nesta campanha agradecem desde já o apoio e desejam-lhe um Feliz Natal!

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

15 Outubro 2019

Outubro um mês associativo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.