Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Noruega assina tratado de adesão à União Europeia...

Braga - Concelho mais Liberal de Portugal

Noruega assina tratado de adesão à União Europeia...

Ideias

2020-01-22 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

É verdade. Faz hoje 48 anos (1972) que a Noruega assinou, em Bruxelas, o tratado de adesão à Comunidade Económica Europeia (hoje União Europeia), juntamente com a Dinamarca, Irlanda e Reino Unido. A entrada formal destes países estava marcada para o primeiro dia do ano de 1973 mas nesse dia tudo seria diferente já que só a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à CEE e esta passa a contar com nove Estados-Membros (Bélgica, República Federal da Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos tinham assinado em Paris, a 18 de Abril de 1951, o Tratado que instituiu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que entrou em vigor a 23 de Julho de 1952, por um período de 50 anos. Se bem que, a data considerada como a do nascimento da Unia?o Europeia é 9 de Maio, hoje comemorado anualmente como o Dia da Europa. A 9 de Maio, a França e a República Federal da Alemanha colocavam os seus recursos de carvão e de aço, numa organização aberta aos outros países da Europa.)

Voltemos à Noruega. Assinou a adesão mas um ano depois acabou por não aderir, ficando de fora, na sequência de um referendo em que o voto maioritário foi desfavorável à adesão. Mas voltou a pedir, mais tarde, nova adesão e de novo chumbada na sequência de novo referendo desfavorável à adesão, não entrando em 1995. Prepara-se agora o Reino Unido para deixar a União Europeia, depois de ter entrado no dia em que os noruegueses recusaram a entrada pela primeira vez.
Coincidências numa história rica de uma União Europeia que se quer sempre cada vez mais forte e coesa!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

27 Março 2024

Os bobos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho