Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

O Bosquete Chapim-Real

O sofisma

Escreve quem sabe

2013-05-18 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

O Bosquete Chapim-Real é, como o próprio nome indica, um pequeno bosque localizado na escola E.B. 2, 3 Professor Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, que teve como mentor o professor de Ciências Naturais, Francisco Areias.

O projeto de criação de um bosquete surgiu da necessidade de munir o recinto escolar de um espaço natural, onde fosse possível a realização de atividades práticas no âmbito das ciências, nomeadamente o estudo dos se-res vivos e das suas relações com o meio, assim como levar a cabo acções de sensibilização sobre o nosso património natural.

O bosquete apresenta uma grande biodiversidade ao nível de árvores e arbustos autóctones, fruto de um trabalho de recolha no campo, em diversas regiões do país. Esta biodiversidade permite aos alunos, e visitantes de uma forma geral, entrar em contacto com as nossas espécies autóctones e observar in loco a biodiversidade que uma floresta nativa pode apresentar.

Embora o bosquete ocupe um espaço exíguo do recinto escolar, percorrer os trilhos existentes no seu interior, dá-nos a sensação de estarmos numa floresta mágica, cheia de sons, cores e fragrâncias. É na Primavera que apresenta todo o seu esplendor: as fragrâncias florais perfumam o ar que respiramos e os sons das aves, num frenesim constante, à procura de alimento, marcação de território ou alimentando as crias, transportam-nos para um espaço intemporal em que tudo parece estar em equilíbrio. Involuntariamente somos convidados a meditar e a fundirmo-nos com a mãe natureza.

A fragrância adocicada da flor do Pilriteiro (Crataegus monogyna), chama-nos a aten-ção para um arbusto que mais parece uma árvore dado o porte que apresenta. As abelhas deliciam-se com a quantidade de alimento disponível e alguns pássaros alimentam-se dos seus gomos florais. Muitas larvas de insectos encontram aqui uma importante fonte de alimento e no Outono os seus frutos são muito procurados pelas aves.

As cerejeiras-bravas em flor criam manchas brancas que se avistam ao longe e os seus frutos, no final da Primavera, servem de alimento a numerosas aves e mamíferos, como o ouriço-cacheiro, que as colhe do chão. As aves encontram de facto no bosquete um excelente local de alimentação e nidificação. O menu é variado: amoras no Verão, bagas de sabugueiro, medronhos e bolotas no Outono/Inverno. Não é só na Primavera que as árvores se enchem de flores. No Outono os medronheiros exibem pequenas flores pendentes que se transformam em deliciosos frutos no ano seguinte. As aveleiras florescem no Inverno e o seu fruto, as avelãs, amadurecem no Outono, sendo muito procuradas pelo rato-do-campo.

Uma peculiaridade do bos-quete é apresentar uma pequena linha-de-água proveniente de uma nascente existente no recinto escolar. O som da água a correr é extremamente relaxante e funde-se com os outros sons existentes. Na Primavera as margens do riacho ficam manchadas de amarelo pelas flores do lírio-aquático.

O observador mais atento poderá encontar a endémica rã-ibérica. Esta pequena rã encontra-se no seu estado natural apenas na Península Ibérica, onde habita as margens de pequenos cursos de água. O bosquete é também o reino de anfíbios, podendo observar-se no charco existente a rã-verde, o tritão-de-ventre-laranja e o tritão-marmorado. Num ambiente cada vez mais humanizado a existência de charcos revela-se de primordial importância para a preservação dos anfíbios e no calor do Verão numerosas aves matam a sede nas suas margens. É impressionante a biodiversidade existente!
O Bosquete Chapim-Real é um pequeno paraíso que nos faz pensar na nossa relação com a natureza e do que somos capazes de fazer para a proteger.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.