Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

O conceito de Natal

A responsabilidade de todos

Banner publicidade
O conceito de Natal

Escreve quem sabe

2018-12-11 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Se nos pedissem para realizar uma partilha de ideias sobre o natal, associando dessa forma a época natalícia a algumas palavras, certamente haveria conceitos comuns entre a maioria das pessoas.
É quase inato que se associe Natal à FAMÍLIA, não fosse esta época rica em tradições familiares, onde as pessoas mais próximas cumprem os mais variados rituais, desde os já tradicionais jantares de amigos, chegando à própria noite de consoada geralmente realizada em família. Nesta quadra, tentamos sempre estar junto daqueles de quem mais gostamos. CULTURA é, também, uma das palavras de ordem nesta quadra, independentemente da religião de cada um, é praticamente impossível não nos associarmos a um evento natalício.

Em Braga, o Natal é a rua e a agenda cultural do “Braga é Natal” vem provar isso mesmo, pois são inúmeros eventos, desde teatros, passando por concertos, dança, ou exposições, que diversificam a oferta cultural que existe nesta época. Adequada a todas as idades, a agenda natalícia invade toda a cidade com luzes e cores, o que faz com que seja quase impossível passar-se à margem de todos os eventos.
DAR e SOLIDARIEDADE unem as mãos e juntos são dois conceitos que atribuem um grande significado a esta época. Pois se já costumamos “dar” a quem nos é próximo, nesta quadra todos ficamos mais sensibilizados e gera-se uma onda de solidariedade para com os que mais precisam. Seja nas recolhas alimentares para os mais carenciados, seja nas ações para ajudar os nossos amigos de quatro patas, ou recolhas de brinquedos para crianças, o Natal é, sem dúvida, um momento de PARTILHA que vai muito além dos bens materiais.

Nesta quadra há partilha de conhecimentos entre gerações, de momentos que preenchem as nossas memórias e que criam todas as nossas tradições. Por esse motivo, também TRADIÇÃO é um conceito indissociável do Natal. São as tradições que criam o Natal de cada um, em particular, mas são também elas que nos permitem ter tanto em comum nesta quadra. Por exemplo, encher a casa de luzes e montar a árvore de natal, fará parte dos rituais de muitas famílias, assim como a montagem do próprio presépio. Para os bracarenses, existe, ainda, uma peculiar e recente tradição que consiste no “Bananeiro”, onde beber moscatel, comer bananas e desejar um Feliz Natal a todos aqueles que passam, torna o dia 24 tão característico na nossa cidade.

Juntamos, então, todos estes conceitos e associamo-nos, pelo décimo ano consecutivo, à Missão Põe Azeite. Para a JovemCoop é já uma tradição juntar-se ao Grupo Coral de Guadalupe que, todos os anos, leva a bom porto esta missão de solidariedade. Não só nesta época, mas durante vários momentos do ano, já faz parte da cultura do grupo ser solidário e dar sem esperar receber em troca. Desafiados a colmatar um bem escasso dos cabazes de Natal da Comissão Social de Junta de Freguesia de S. Victor, juntamo-nos a esta recolha pois sabemos que, desta forma, iremos temperar o Natal de muitas famílias, que por diversos motivos, sem a solidariedade de todos, não conseguiram ter um Natal tão especial.

Desta forma, convidamo-lo, a si, caro leitor, a contribuir participando na caminha da Natal que a JovemCoop irá organizar no dia 22 de Dezembro, e na qual o convidamos a partilhar connosco uma garrafa de azeite. Esta é, para nós, uma causa tão especial que nem o Grinch conseguiria ficar indiferente, e certamente iria pedir a todos os seus amigos para deixar uma garrafa de azeite na Junta de Freguesia de S. Victor, tornando, assim, o Natal mais especial, não só para quem recebe, mas também para quem dá, pois é impossível ficar indiferente quando contribuímos para uma causa tão nobre.
Caro leitor, despedimo-nos com os votos de um FELIZ NATAL e uma grande entrada em 2019, com Confiança.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

19 Março 2024

O fim da alternância

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho