Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

O que decidem hoje os britânicos?

Uma nova direita para Portugal

O que decidem hoje os britânicos?

Ideias

2019-12-12 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro


Os britânicos decidem hoje o seu futuro na União Europeia. Não vão repetir o referendo, nada disso, mas vão decidir, através do seu voto se querem continuar ‘europeus’ de acordo com o partido que escolherem. Já sabem que se a aposta for nos Conservadores e em Boris Johnson, a decisão está tomada e a saída é o único caminho possível. Ai os britânicos decidiram e está decidido. A democracia é assim, umas vezes ganha quem gostamos, outras vezes perde quem mais gostamos. São estas as regras do jogo e logo no país de Winston Churchill a quem se conhece a célebre frase: “a democracia é o pior dos regimes, à excepção de todos os outros”.
Por isso hoje os britânicos têm a palavra e vão mostrar realmente aquilo que querem mas numa campanha toda ela cheia de incertezas, de más informações, de muitas mentiras. Eles sabem e... os jovens também sabem. Jovens que estiveram completamente de lado no referendo de há mais de três anos que ditou a situação que hoje vivem. Os jovens que querem continuar (dizem) a pertencer à União Europeia e que por isso se inscreveram para votar hoje. É que, dos quatro milhões de britânicos inscritos para votar hoje, 67% têm menos de 34 anos. Isto traduzido para palavras significa que se a lógica vingar Boris Johnson pode não ganhar com maioria absoluta e o problema pode continuar por resolver. Até há quem diga que pode não ser eleito pelo seu círculo eleitoral (Uxbridge e South Ruislip)... se isso acontecer não pode ser eleito primeiro-ministro. E há quem diga que se o líder trabalhista fosse outro que não Jeremy Corbyn o resultado também poderia ser muito diferente. Mas... vamos esperar para ver. Era bom que continuassemos todos juntos. Mas os britânicos são hoje soberanos. O voto é deles!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.