Correio do Minho

Braga, terça-feira

Os professores – palavra em destaque!

Estádio de sítio

Voz às Escolas

2018-12-31 às 06h00

Maria da Graça Moura

Terminou o ano 2018 com uma agenda mediática focada nas questões laborais dos professores, com um impacto significativo no sistema educativo. Os professores lutam pelo necessário reconhecimento do tempo prestado ao serviço da educação, pelo prestígio social da profissão, por uma aposentação adequada, pelo rejuvenescimento da docência, pela estabilidade profissional, por concursos justos e por um ensino de qualidade. Horários sobrecarregados, demasiada burocracia, ausência de recursos adequados, indisciplina na sala de aula, pressão para apresentarem resultados positivos, rankings anuais que comparam o incomparável, fatores que elevam o grau de exaustão emocional dos professores com reflexos objetivos na sua atividade e nas relações interpessoais.

Apesar de evidenciarem um elevado descontentamento, apesar da profissão exigir doses brutais de paciência e resistência física e psicológica, os professores continuam a revelar uma enorme dedicação aos seus alunos e um grande empenho profissional. Lutam diariamente para superar os obstáculos e aferem respostas entre professores, alunos e familiares, porque sabem que um ambiente escolar agradável diminui os constrangimentos, aumenta o envolvimento dos alunos e reduz os níveis de ansiedade de todos. Diariamente, a escola ultrapassa a perspetiva de lugar de instrução para se transformar num espaço que promove, fundamentalmente, o desenvolvimento integral de crianças e jovens, capacitando-os para responder aos desafios de um futuro em constante progresso. É sua função desenvolver habilidades e competências cognitivas mas, mais ainda, é urgente desenvolver competências e habilidades relacionadas com a sociabilidade, responsabilidade, autonomia, estabilidade emocional, resiliência, curiosidade, entre outras, essenciais às múltiplas questões e respostas sociais.
Diariamente, a escola vai mais longe, procurando chegar às famílias e construir pontes de entendimento, de equilíbrio emocional! E, quantas vezes, os construtores destas pontes estão, também eles de alguma forma, fragilizados nas suas vidas!

Assim respondem os professores! Ao lado da luta por melhores dias, eis que se entregam a uma escola onde todos tenham lugar, onde nenhum aluno fique para trás! Eis que se afundam na procura de estratégias, de planos e projetos, de atividades, de metodologias, …, de tudo o que traga a um dos lugares mais vivos, dinâmicos e floridos do planeta (a escola) a vontade de aprender, de crescer e formar seres humanos completos.
Em boa verdade, um professor escreve o futuro!
É por estes motivos que a palavra Professor deve estar em destaque!

Um feliz 2019!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Fevereiro 2019

Limitações

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.