Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Os três R’s: redução, reutilização e reciclagem (II)

Saldos com novas regras

Escreve quem sabe

2011-01-28 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

RECICLAGEM - se ne-nhum dos anteriores R’s resultou separe para a reciclagem:
- Faça (vermi)composto com a fracção orgânica do seu lixo e use-o nos seus vasos, jardim ou horta.
- Se tiver dúvidas sobre a colocação de determinado resíduo, contacte a Braval; enquanto não obtém o esclarecimento, colo-que no lixo indiferenciado: um só objecto sujo ou não adequado pode inviabilizar uma grande quantidade de resíduos.
- Não coloque sacos atados no ecoponto; caberão mais resíduos se estiverem soltos.
- Todas as embalagem envia-das para a reciclagem devem apresentar-se limpas, vazias, espalmadas e sem tampa.
- Plástico, metal, PLA (pacotes líquidos alimentares) e esferovite - depositar no embalão, o contentor amarelo do ecoponto.
- Vidro de recipientes de alimentos (garrafas, garrafões, frascos e boiões de alimentos) - se possível sem rolhas e tampas, atirados para o interior do vidrão (para partirem e assim ocuparem menos espaço), o contentor verde do ecoponto, das 8 às 22h, para evitar queixas por ruído.
- Papel e cartão (limpos, portanto não incluir guardanapos, lenços de papel, toalhetes), desmanche as caixas para que ocupem menos espaço no papelão, o contentor azul do ecoponto.
- Pilhas - colocar nos pilhão do ecoponto ou entregar nos supermercados e outras lojas que as vendam.
- Rolhas de cortiça - colocar no rolhinhas, no Modelo ou Continente.
- Óleos alimentares usados (OAU) - podem ser colocados em oleões de 6 ou 30 litros (a solicitar à Braval) ou então depositar no oleão mais próximo (Junta de Freguesia, Quinta Pedagógica, cantina escolar ou fabril, restaurantes).
- Roupa e calçado - entregue a IPSS que as aceitem.
- Toners e tinteiros - na compra de um novo pode entregar o antigo. Existem também estabelecimentos que recarregam os tinteiros a baixo custo.
- Resíduo de Equipamento Eléctrico e electrónico (REEE) - entregue no momento da aquisição de um equivalente, na loja ou domicílio, sem qualquer custo, ou coloque no Ponto Electrão, na Rádio Popular, Retail Park, Minho Center, E. Leclerc e Aki ou no Centro Electrão, na Braval, na Serra do Carvalho.
- Resíduos volumosos (mons-tros) - colchões, mobílias, grandes electrodomésticos, etc., ligue à Agere e combine a recolha (dia e hora) à porta de casa.
- Resíduos verdes (relva, troncos, folhas, etc.) - ligue para a Agere e combinar a recolha, solicitando o orçamento dado o volume, ou pode fazer compostagem.
- Medicamentos e suas embalagens - entregar nas farmácias.
- Embalagens de produtos fitofarmacêuticos - considerados produtos perigosos, no momento da compra, deve solicitar o saco para colocar estes resíduos e entregá-lo, gratuitamente, nos Centros de Recepção identificados com o símbolo VALORFITO (normalmente em Maio e Outubro).
- Óleos lubrificantes usados - óleos industriais lubrificantes de base mineral, os óleos dos motores de combustão e dos sistemas de transmissão e os óleos minerais para máquinas, etc., tornados impróprios para o uso a que estavam destinados. Na compra de óleo lubrificante, entregue o usado ao vendedor, sem qualquer custo.
- Baterias de automóveis - na compra de uma nova entregue-a ao vendedor, sem qualquer custo.
- Pneus usados - Na compra de novos, entregue-os ao vendedor, sem qualquer custo.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

15 Outubro 2019

Outubro um mês associativo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.