Correio do Minho

Braga, terça-feira

Para comunicar nos meios digitais, é necessário conteúdo de qualidade

Estádio de sítio

Ensino

2018-12-19 às 06h00

Jorge Esparteiro Garcia

O Marketing de Conteúdos está a mudar o paradigma das empresas e das marcas nos canais de comunicação online, e as pequenas e médias empresas devem despertar para estas estratégias de conteúdo de qualidade.
Estar presente na Internet e nas redes sociais digitais, é hoje em dia, uma inevitabilidade para as empresas e organizações, em particular as que lidam com clientes finais, pois grande parte do seu público alvo utiliza diariamente estas ferramentas.
Até há pouco anos o conteúdo que as empresas e marcas queriam comunicar, era transmitido essencialmente nos meios de comunicação tradicionais, na sua maioria sob a forma de publicidade, não havendo praticamente espaço para outro tipo de conteúdos. Com as redes sociais houve uma clara mudança de paradigma, especificamente no tipo de conteúdos que são criados, e quem os cria.

Se antes, os conteúdos eram quase exclusivamente produzidos pelas marcas, atualmente são também os próprios utilizadores das redes sociais que os produzem, que por sua vez são também mais significativos e relevantes para os restantes utilizadores. Esta produção e comunicação de conteúdos mais diversificada, democratizada e informal, permitiu também às marcas dispensar (parcialmente) as agências intermediárias de comunicação, criando elas próprias, conteúdos mais interativos, direcionados e, por conseguinte, também mais rentáveis.
No entanto, hoje em dia, as redes sociais estão também já repletas de empresas a quererem comunicar e divulgar os seus produtos e serviços, levando a que seja muito mais difícil e complexo alcançarem de uma forma efetiva o público alvo que pretendem, sem que tenham de investir em anúncios pagos.

Assim, e com esta dificuldade crescente que as marcas se depararam de alcançar mais pessoas nas redes sociais, tem ganho força nos últimos anos a abordagem através do Digital Content Marketing, ou simplesmente Content Marketing (Marketing de Conteúdo).
O Content Marketing Institute define-o como “Uma técnica de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir um público-alvo claramente definido, com o objetivo de gerar ação rentável do cliente”.
Esta estratégia de criação de conteúdos para redes sociais tem como objetivo através da publicação e da partilha desses conteúdos, criar uma reputação da marca, e melhorar a sua visibilidade, bem como obter mais engagement (interação) com os seguidores/clientes.

Desta forma, ao invés das marcas comunicarem conteúdos meramente publicitários, publicam conteúdos mais atrativos, relevantes, e que conseguem provocar uma reação. Seja um gosto, um comentário, ou uma partilha. E essas reações são ainda mais relevantes, porque são obtidas de forma orgânica, ou seja, de forma gratuita, sem a necessidade de criar um anúncio para divulgar esse conteúdo.
Não são só os grandes grupos económicos e as marcas mais conceituadas que podem adotar uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
As pequenas e médias empresas (PME) têm nesta estratégia uma oportunidade de poderem com poucos recursos chegar a um público mais vasto. Nesse sentido, as PME devem estar atentas à importância dos conteúdos no digital, e como se pode definir, planear, criar e distribuir conteúdos e avaliar os resultados obtidos, despertando para estas novas estratégias de conteúdo de qualidade, aplicadas ao meio online, para atrair e reter clientes.

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